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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Carolaine dos Santos de | - |
dc.contributor.author | Souza, Helena Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T17:25:05Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T17:25:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, C. S.; SOUZA, H. T. Construção da identidade afro-brasileira sob o viés da lei 10.639/2003. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13869 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | por |
dc.subject | História Africana | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.title | Construção da identidade afro-brasileira sob o viés da lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente resumo objetiva uma análise sobre a construção da identidade afro-brasileira sob o viés do conhecimento e ensino da História Africana por meio da Lei 10.639/2003. No Brasil, a história da população negra foi estritamente documentada por meio da condição escrava daqueles que foram trazidos para o nosso território, descrevendo-os enquanto mercadorias de compra e venda e desse modo, apresentando-os enquanto um povo destituído de capacidade organizativa. Quando analisamos o panorama geral, sua identidade não ultrapassa esses estereótipos, provocando sentimentos e conceitos que remetem a uma espécie de povo inferior, sem valor, e sem analogia. Essas questões perpassam em diversas esferas, mas destaca-se em especial na educação. Assim, a lei de n° 10.639/03 inclui o ensino educacional do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição dos negros na economia, na cultura, na política e nas áreas sociais pertinentes ao Brasil, além da efetivação da diversidade cultural e étnico-racial. A partir de então, ainda que de maneira esparsa, entra em vigor a construção da identidade negra, em um processo contínuo de se desfazer e refazer os elementos materiais e imateriais por meio da questão educacional, encontrando nesse meio, espaços de debate e prática social continua. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ConstrucaoIdentidadeAfroBrasileira.pdf | 264,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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