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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carolaine dos Santos de-
dc.contributor.authorSouza, Helena Tavares de-
dc.date.accessioned2020-12-14T17:25:05Z-
dc.date.available2020-12-14T17:25:05Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationSOUZA, C. S.; SOUZA, H. T. Construção da identidade afro-brasileira sob o viés da lei 10.639/2003. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13869-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectHistória Africanapor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleConstrução da identidade afro-brasileira sob o viés da lei 10.639/2003pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente resumo objetiva uma análise sobre a construção da identidade afro-brasileira sob o viés do conhecimento e ensino da História Africana por meio da Lei 10.639/2003. No Brasil, a história da população negra foi estritamente documentada por meio da condição escrava daqueles que foram trazidos para o nosso território, descrevendo-os enquanto mercadorias de compra e venda e desse modo, apresentando-os enquanto um povo destituído de capacidade organizativa. Quando analisamos o panorama geral, sua identidade não ultrapassa esses estereótipos, provocando sentimentos e conceitos que remetem a uma espécie de povo inferior, sem valor, e sem analogia. Essas questões perpassam em diversas esferas, mas destaca-se em especial na educação. Assim, a lei de n° 10.639/03 inclui o ensino educacional do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição dos negros na economia, na cultura, na política e nas áreas sociais pertinentes ao Brasil, além da efetivação da diversidade cultural e étnico-racial. A partir de então, ainda que de maneira esparsa, entra em vigor a construção da identidade negra, em um processo contínuo de se desfazer e refazer os elementos materiais e imateriais por meio da questão educacional, encontrando nesse meio, espaços de debate e prática social continua.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

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