Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13923
Document Type: Monografia
Title: Anteprojeto de estruturas itinerantes para praças e parques em Aracaju-SE: o caso do Parque Natural Municipal do Poxim
Authors: Santos, Bruna Daniele Cardoso
Issue Date: 27-Mar-2020
Advisor: Souza, Samira Fagundes de
Resumo : Atualmente, observa-se que, ao pensamos em arquitetura, é comum que, instantaneamente, associemos suas funções à concepção de projetos residenciais, comerciais, de reforma de interiores ou de obras gigantescas. Isto é, sempre a conectamos com a ideia de construções inflexíveis. Entretanto, é importante que essa imagem seja desconstruída, visto a diversidade de funções que esta área pode exercer. Este trabalho traz, como exemplo dessa variedade de uso, a produção de estruturas efêmeras, no tocante à transformação de locais ociosos, em locais dinâmicos. Sabendo que a construção de um projeto eficaz depende do bom entendimento acerca do assunto, o trabalho traz uma análise sobre a Arquitetura Efêmera e todas as suas manifestações na história, levando em consideração um estudo mais íntimo destes acontecimentos no Brasil e, posteriormente, em Sergipe. O processo segue com uma análise preliminar do Parque Natural Municipal do Poxim, que receberá a intervenção, e do Bairro Inácio Barbosa, em que está inserido; objetivando um maior entendimento sobre as demandas do local. A parte final conta com a apresentação das estruturas desenvolvidas no projeto, bem como do uso do bambu e do aço na confecção das peças; e da sua implantação no parque escolhido como modelo. Sabendo-se que este consiste em um trabalho acerca de estruturas nômades, são apresentadas diretrizes necessárias para sua remontagem em outros locais. Almejando o estímulo à reocupação dos espaços públicos ociosos na cidade, o projeto traz soluções aplicadas a partir da ótica efêmera associada à arquitetura.
Keywords: Arquitetura
Sustentabilidade
Construção
Bambu
Espaço
Aracaju (SE)
Parques
Praças
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: SANTOS, Bruna Daniele Cardoso. Anteprojeto de estruturas itinerantes para praças e parques em Aracaju-SE: o caso do Parque Natural Municipal do Poxim. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13923
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna_Daniele_Cardoso_Santos.pdf90,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.