Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13925
Document Type: Monografia
Title: Complexo musical 28 de agosto: proposta arquitetônica de uma escola de música e uma sede da sociedade Filarmônica 28 de Agosto no município de Itabaiana
Authors: Costa, Deisiane de Jesus
Issue Date: 29-Mar-2020
Advisor: Pereira, Márcio da Costa
Resumo : A música é uma das mais fortes manifestações da cultura de um povo, conta sua história e expõe seus sentimentos. A relação entre o homem e a música é benéfica em diversos aspectos. A cultura, o convívio, a saúde e a educação são indispensáveis para a melhoria na qualidade de vida da população. Por isso, assim como outras artes, a música deve ter seu espaço na cidade. Ao propor um espaço adequado para a música no município de Itabaiana, esse trabalho fortalecerá o acesso à cultura e trará novas oportunidades para a população. O município de Itabaiana apresenta algumas bandas que foram se desenvolvendo ao longo do tempo vinculadas, na grande maioria, a grupos religiosos. Contudo, a cena musical Itabaianen-se, bem como as cidades do interior, não possui estrutura adequada para a difusão dessa arte e nem para apresentações culturais. Este projeto traz para cidade uma escola de música municipal e visa dar suporte a Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA), que necessita de um local apropriado para aulas de música e ensaios, desta forma incentivando o aumento do número de integrantes e por conseguinte, fortalecendo o acesso à cultura do povo Itabaianense. Um equipamento para tal propósito possibilitará à cidade explorar os benefícios que a música pode oferecer. A metodologia utilizada baseia-se no estudo de referências teóricos e arquitetônicos relacionados a arquitetura, ligados ao ensino escolar no país, e na necessidade de projetar ambientes apropriados acusticamente para a prática musical. Após isso o estudo da cidade e da área escolhida para o projeto arquitetônico. Os resultados propostos são os projetos de uma Escola de música que atende as escolas municipais e uma sede para a Filarmônica local com espaços adequados para apresentações musicais e áreas de convívio e lazer direcionadas para a população do município. Criando assim um complexo musical que atenda todas essas necessidades.
Keywords: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Escolas de música
Filarmônicas
Educação
Itabaiana (SE)
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: COSTA, Deisiane de Jesus. Complexo musical 28 de agosto: proposta arquitetônica de uma escola de música e uma sede da sociedade Filarmônica 28 de Agosto no município de Itabaiana. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13925
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deisiane_Jesus_Costa.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.