Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13932
Document Type: Monografia
Title: Design social e o uso de material não convencional na arquitetura: o bambu
Authors: Pinheiro, Mariel de Melo
Issue Date: 23-Oct-2020
Advisor: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo : A partir do entendimento moderno da consolidação do campo da arquitetura enquanto ciência excludente que se tornou instrumento de perpetuação da lógica mercadológica capitalista que vem promovendo impactos ambientais indesejados, especialmente como geradora de resíduos, este Trabalho Final de Conclusão de tem como objetivo discutir a ideia de design social, utilizando o pensamento integrado e a unidade social como norte para a reestruturação da lógica capitalista utilizada na arquitetura, buscando uma atitude mais limpa, responsável e menos perversa. O trabalho apresenta o bambu e suas características enquanto planta e material construtivo como capaz de concretizar esse pensamento por meio de sua aplicação. Baseado na análise de experiências práticas com esse material e a partir do referencial teórico, reconhece-se como princípios: a visão crítica, sustentabilidade, poder político e democratização do conhecimento na arquitetura tendo em vista o fortalecimento da autonomia popular para a real transformação das estruturas opressoras disciplinares e o fortalecimento de uma arquitetura responsável. A partir do entendimento moderno da consolidação do campo da arquitetura enquanto ciência excludente que se tornou instrumento de perpetuação da lógica mercadológica capitalista que vem promovendo impactos ambientais indesejados, especialmente como geradora de resíduos, este Trabalho Final de Conclusão de tem como objetivo discutir a ideia de design social, utilizando o pensamento integrado e a unidade social como norte para a reestruturação da lógica capitalista utilizada na arquitetura, buscando uma atitude mais limpa, responsável e menos perversa. O trabalho apresenta o bambu e suas características enquanto planta e material construtivo como capaz de concretizar esse pensamento por meio de sua aplicação. Baseado na análise de experiências práticas com esse material e a partir do referencial teórico, reconhece-se como princípios: a visão crítica, sustentabilidade, poder político e democratização do conhecimento na arquitetura tendo em vista o fortalecimento da autonomia popular para a real transformação das estruturas opressoras disciplinares e o fortalecimento de uma arquitetura responsável.
Abstract: Based on the modern understanding of the consolidation of the field of architecture as an exclusive science that has become an instrument of perpetuation of the capitalist market logic that has been promoting unwanted environmental impacts, especially as a waste generator, this undergraduate final work aims to discuss the idea of a social design, using integrated thinking and social unity as a north for the restructuring of the capitalist logic used in architecture, seeking a cleaner, more responsible and less perverse attitude. The work presents bamboo and its characteristics as a plant and construction material as capable of realizing this thought through its application. Based on the analysis of practical experiences with this material and based on the theoretical framework, the following are recognized as principles: critical vision, sustainability, political power and democratization of knowledge in architecture whit a view to strengthening popular autonomy for the real transformation of structures disciplinary oppressors and the strengthening of a responsible architecture.
Keywords: Arquitetura
Design de interação
Bambu
Projeto arquitetônico
Pensamento
Usos
Costumes
Social design
Integrated thinking
Social unity
Bamboo
Democratization of knowledge
Responsible architecture
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: PINHEIRO, Mariel de Melo. Design social e o uso de material não convencional na arquitetura: o bambu. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13932
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariel_Melo_Pinheiro.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.