Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Adilson Nobre do-
dc.date.accessioned2021-02-10T20:11:12Z-
dc.date.available2021-02-10T20:11:12Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adilson Nobre do. Invertendo a aula de história: sequências didáticas com propostas de ensino híbrido utilizando o Google sala de aula para turmas do ensino médio. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13943-
dc.description.abstractIn order to serve one of the purposes of the professional master's degree in History teaching, which is the construction of didactic material that establishes the dialogue between the classroom and the research field of History teaching, this research discusses the use of methodologies of hybrid teaching and of the classroom inverted in the school History in the scope of the high school having in Google Classroom an instrument of pedagogical mediation. Therefore, it is necessary to reflect on the applicability of this methodology in the teaching of History. Analyze the use of the inverted classroom in the teaching of History, checking the educational potential of Google Classroom for the teaching of History and finally build a textbook and analyze its application in the classroom. Then, an action research is carried out where the didactic sequences contained in the didactic manual are applied in the classes in which the teacher-researcher teaches. Therefore, as a final product of this dissertation, the didactic manual was reformulated from the observations do in its application and will be available as pedagogical support for History teachers of basic education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectGoogle Appspor
dc.subjectGoogle Sala de Aulapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectBlended learningeng
dc.subjectGoogle Classroomeng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.titleInvertendo a aula de história: sequências didáticas com propostas de ensino híbrido utilizando o Google sala de aula para turmas do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maynard, Dilton Cândido Santos-
dc.description.resumoTendo em vista atender um dos propósitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, que é a construção de um material didático que estabeleça o diálogo entre a sala de aula e o campo de pesquisa do Ensino de História, essa pesquisa discorre sobre o uso das metodologias de ensino híbrido e da sala de aula invertida na história escolar no âmbito do ensino médio, tendo, no Google Sala de Aula, um instrumento de mediação pedagógica. Para tanto, é necessário refletir sobre a aplicabilidade dessa metododologia no ensino de História, analisar o uso da sala de aula invertida no ensino de História, verificando as potencialidades educativas do Google Sala de aula para o ensino de História, e, por fim, construir um manual didático e analisar sua aplicação em sala de aula. Realiza-se, então, uma pesquisa-ação, onde as sequências didáticas, contidas no manual didático, são aplicadas nas turmas em que o professor-pesquisador leciona. Diante disso, como produto final desta dissertação, o manual didático foi reformulado a partir das observações realizadas na sua aplicação e ficará disponível como suporte pedagógico para professores de História da educação básica.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADILSON_NOBRE_NASCIMENTO.pdf11,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.