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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Raiz comum de expressões da "questão social" presentes em escolas públicas brasileiras
Autor(es): Garcia, Sandra Gomes da Silva
Data do documento: 27-Nov-2020
Orientador: Martins, Tereza Cristina Santos
Resumo: A exploração do trabalho é a base fundamental sobre a qual se estrutura todo o desenvolvimento da riqueza na sociedade capitalista. "Produzir mais valia é a lei absoluta desse modo de produção" (MARX, 1994, p. 719). A composição do capital e as transformações operadas no processo de acumulação são os fundamentos para compreensão das condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora. No estudo da Lei Geral da Acumulação Capitalista, as alterações na composição orgânica do capital com o aumento do capital constante em detrimento do capital variável (força de trabalho) mostram-se como fatores decisivos no processo de acumulação. Essas alterações são operadas no processo em que parte da riqueza produzida pelo trabalho não pago é reinvestida em tecnologia com o objetivo de aprimoramento das forças produtivas, buscando um volume maior de mercadorias produzidas em um menor tempo de trabalho necessário. As resultantes dessa lógica perseguida pela "Lei Geral" podem ser notadas na formação de uma Superpopulação Relativa, na qual se encontra trabalhadores/as desempregados/as e imersos/as no pauperismo. No Brasil, dada às particularidades da formação social brasileira, essa "lei" opera entrelaçada às determinações do racismo estrutural disseminado nas relações sociais. Por essa razão, a Superpopulação Relativa brasileira é composta fundamentalmente por trabalhadores/as negros/as, e, também, são estes os mais afetados/as pela pobreza absoluta, com implicações profundas nas condições de moradia e na capacidade de consumo alimentar. Diante dessas determinações, o presente estudo, do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, realizado a partir de dados secundários, teve como objetivo discutir a raiz comum de expressões da “questão social” presentes em escolas públicas brasileiras. Os resultados da pesquisa revelaram que crianças e adolescentes, fundamentalmente negros/as e moradores/as das periferias, diante das condições materiais a que se encontram subjugados, são quantitativamente os mais afetados em relação ao baixo rendimento escolar, reprovação, abandono, evasão e violência. A pesquisa revela também que, no âmbito de sistema de causalidades, as determinações dessas expressões da “questão social” presentes em escolas públicas brasileiras estão diretamente relacionadas à pobreza – mediação fundamental para compreender o motivo de boa parte de crianças e adolescentes serem direcionados para o trabalho infantil. A necessidade de trabalhar para contribuir com o sustento da família faz crianças e adolescentes tornarem-se alvo fácil a ser capturado pelo trabalho no tráfico de drogas. Pelas vantagens financeiras que este tipo de trabalho apresenta face à realidade de pobreza, boa parte destes dificilmente hesita nesse ingresso. Essas determinações, mediadas pela pobreza, os levam a representarem, em maior número, as estatísticas de autoria de atos infracionais, as vítimas de homicídios e a população prisional brasileira. Portanto, essas expressões da “questão social” presentes em escolas públicas mantém uma relação indissociável das relações de exploração do trabalho estruturadas pelo racismo no Brasil.
Abstract: The exploitation of labor is the fundamental basis on which all the development of wealth in capitalist society is structured. "To produce added value is the absolute law of this mode of production" (MARX, 1994, p. 719). The composition of capital and the changes made in the accumulation process are the basis for understanding the working and living conditions of the working class. In the study of the General Law of Capitalist Accumulation, changes in the organic composition of capital with the constant increase of capital to the detriment of variable capital (labor force) are shown, in the accumulation process, as decisive factors. These changes are made in the process in which part of the wealth produced by unpaid work is reinvested in technology in order to improve the productive forces, seeking a greater volume of goods produced in a shorter time of necessary labor. The results of this logic pursued by the "General Law" can be seen in the formation of a Relative Overpopulation, in which workers are unemployed and immersed in pauperism. In Brazil, given the particularities of Brazilian social formation, this "law" operates intertwined with the determinations of structural racism disseminated in social relations. For this reason, the Brazilian Relative Overpopulation is mainly composed of black workers, and they are also the most affected by absolute poverty, with profound implications for housing conditions and the capacity for food consumption. In view of these determinations, the present study, of a bibliographic type, of a qualitative nature, carried out from secondary data, aimed to discuss the common root of expressions of the “social issue” present in Brazilian public schools. The results of the research revealed that children and adolescents, mainly blacks and peripheral residents, in view of the material conditions to which they are subjected, are quantitatively the most affected in relation to low school performance, failure, dropout, dropout and violence. The research also reveals that, within the scope of the causality system, the determinations of these expressions of the “social issue” present in Brazilian public schools are directly related to poverty - fundamental mediation to understand why most children and adolescents are directed to work childish. The need to work to contribute to the livelihood of the family makes children and adolescents an easy target to be captured by work in drug trafficking. Due to the financial advantages that this type of work presents in face of the reality of poverty, many of them hardly hesitate. These determinations, mediated by poverty, lead them to represent, in greater numbers, the statistics of authorship of infractions, the victims of homicides and the Brazilian prison population. Therefore, these expressions of the “social issue” present in public schools maintain an inseparable relationship from the exploitation of structured labor by racism in Brasil.
Palavras-chave: Serviço social
Educação e Estado
Problemas sociais
Capitalismo
Racismo
Educação escolar
Educação pública brasileira
Questão social
Racismo
Capitalism
Schooling
Brazilian public education
Social Question
Racism
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: GARCIA, Sandra Gomes da Silva. Raiz comum de expressões da “questão social” presentes em escolas públicas brasileiras. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14036
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