Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Márcio Thiago dos Santos-
dc.date.accessioned2021-04-16T12:57:07Z-
dc.date.available2021-04-16T12:57:07Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Márcio Thiago dos Santos. A educação a distância no desenvolvimento de competência em informação em bibliotecas universitárias: estudo de caso na biblioteca da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14074-
dc.description.abstractAdvances in the popularity of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC)– mainly through the internet, – have resulted in an increasing availability of information if compared to the capacity of production of traditional paper based supports. However, this informational boom has demanded that users put to practice their capabilities of checking and validating the searched information, which has been considered a modern challenge. In the educational context, it is possible to develop strategies that help to face this reality. Hence, the present research aims to map the difficulties related to information searching faced by the students of the Federal University of Alagoas Campus Arapiraca that usually use the campus’ library. It has the purpose of developing pedagogical strategies by means of Distance Learning in order to fill gaps related to the process of search and usage of the information. The present research is developed in a quali/quantitative approach, of applied nature and corresponds to the modality of field search, Case Study. The library presented in the Campus Arapiraca was taken as subject for this research using four types of samplings throughout this study. In all of them it was performed the sampling technique of accessibility and convenience. Tools such as questionnaires, interviews and focal groups were used. Considering that this constitutes a professional master’s research in Science of Information, its informational products is presented in the form of a introductory course for the training and capacitation of users of the Campus Arapiraca library in the modality of Distance Learning. It is concluded that the presented course brought real improvements to the daily activities of students in regard to the search and usage of scientific information.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectEducação a distância (EaD)por
dc.subjectInformation literacyeng
dc.subjectCollege libraryeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.titleA educação a distância no desenvolvimento de competência em informação em bibliotecas universitárias: estudo de caso na biblioteca da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiracapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Pablo Boaventura Sales-
dc.description.resumoEvidencia-se que, com o avanço e a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), principalmente por meio da internet, houve grande aumento quanto a disponibilização de informação, em comparação com a capacidade de produção informacional do suporte físico. Porém, essa explosão informacional tem exigido que os cidadãos contem com competências voltadas à verificação e validação das informações pesquisadas, sendo consideradas um desafio contemporâneo. No contexto educacional, pode-se desenvolver estratégias que auxiliam no enfrentamento dessa realidade. Assim, a presente investigação tem o objetivo de mapear as dificuldades em informação dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, frequentadores da biblioteca, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas por meio da educação a distância para atender as lacunas relacionadas ao processo de busca e ao uso da informação. A pesquisa apresenta abordagem quali/quantitativa, de natureza aplicada e correspondente à modalidade de pesquisa de campo, estudo de caso. Apresenta-se como lócus da pesquisa a Biblioteca do Campus Arapiraca, sede, utilizando-se de quatro tipos de amostras no decorrer do estudo. Em todas elas utilizou-se a técnica amostral de acessibilidade ou conveniência. Fez-se o uso de ferramentas como questionários, entrevistas e grupo focal para o recolhimento de dados. Em se tratando de pesquisa decorrente de mestrado profissional em Ciência da Informação (CI), seu produto informacional trata-se de um curso introdutório para capacitação de usuários da Biblioteca do Campus Arapiraca na modalidade Educação a Distância. Conclui-se que o curso trouxe melhorias reais e aplicáveis no cotidiano dos discentes, que se referem à busca e ao uso de informações científicas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO_THIAGO_SANTOS_ALBUQUERQUE.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.