Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14076
Document Type: Dissertação
Title: Acesso aberto às publicações científicas: plano estratégico para implantação e gestão do repositório institucional do Instituto Federal de Alagoas
Authors: Souza, Robson Beatriz de
Issue Date: 30-Oct-2020
Advisor: Campêllo, Lorena de Oliveira Souza
Resumo : A pesquisa apresenta reflexões sobre a relevância do acesso aberto à produção científica para o futuro da ciência aberta, caracterizada nos desafios que os profissionais e as instituições de ensino e pesquisa vêm adquirindo para disponibilizar de forma on-line, livre e gratuita as publicações acadêmicas e os resultados das pesquisas produzidas em ambiente institucional com recursos públicos. Dessa forma, este trabalho corresponde ao uso do planejamento estratégico para a construção de um plano de gestão da informação com contribuições necessárias para orientar a implantação de Repositório Institucional para as instituições de pesquisas. Tem como objetivo geral desenvolver um modelo de planejamento estratégico para a gestão da informação no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com adoção de mecanismos que simplifiquem a organização, a recuperação e a disponibilidade da informação científica. O percurso metodológico está apoiado na abordagem qualitativa com caráter de desenvolvimento experimental e descritivo, estruturado a partir de componentes teóricos e práticos. Por ser uma intervenção, o intuito foi contribuir com um produto voltado a estratégia de gestão da informação. Os dados coletados apresentaram as seguintes lacunas: ausência de um plano de gestão para implantação do repositório, desconhecimento da importância por pesquisadores para publicar seus estudos. Os resultados analisados serviram para identificar a importância e relevância do planejamento estratégico para a implantação de repositórios nas instituições em meio ao avanço tecnológico e ao gerenciamento de produtos e serviços. Com isso foi apresentado como produto um plano estratégico para construção de repositórios institucionais. Por fim, o acesso aberto trouxe um novo cenário para a comunicação científica e a comunidade acadêmica, com destaque para o avanço da ciência e o benefício para a sociedade em direção ao acesso livre às pesquisas financiadas com dinheiro público.
Abstract: Parallel to the growing demand for multiple uses of water, conflicts arise among its users, contributing to the increase in the number of cases submitted to the Judiciary. In this sense, this study aims to analyze the existence of mediation as a method of resolving possible conflicts related to water resources in the Sergipe River Hydrographic Basin. The research with a qualitative approach was developed based on a bibliographic survey, through consultations with books, legislation relevant to the theme, articles in scientific and non scientific journals and, documentary, through the analysis of the minutes of the Sergipe River Basin Committee meetings, its Internal Regulations and the Climatological Report that analyzes the variability of rainfall by regions in Sergipe, from 2000 to 2017. The results show that despite advancing towards recognizing mediation as a method of conflict resolution, the Committee faces several difficulties in realization of decentralized management of water resources, especially with regard to the resolution of water disputes. Possible solutions to some of the problems faced by the Committee can be identified, such as the training of its members in the management of water resources and conflict management, in addition to making them aware of frequent participation in Committee meetings and also encouraging the participation of the population in these meetings.
Keywords: Repositório Institucional
Gestão da informação
Ciência aberta
Informação científica
Comunicação científica
Repository institutional
Information management
Open science
Scientific information
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: SOUZA, Robson Beatriz de. Acesso aberto às publicações científicas: plano estratégico para implantação e gestão do repositório institucional do Instituto Federal de Alagoas. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14076
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON_BEATRIZ_SOUZA.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.