Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14161
Document Type: Monografia
Title: A competência em informação na universidade : um estudo com graduandos de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal de Sergipe
Authors: Lima, José Raphael Feitosa Valença
Issue Date: 5-Feb-2021
Advisor: Santos, Fernando Bittencourt dos
Resumo : A Competência em Informação (CoInfo) é um tópico de pesquisa que vem ganhando bastante espaço e cada vez mais importância dentro das áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação. A competência em informação, no Brasil, é um processo incipiente em diversos níveis educacionais, principalmente nas escolas públicas, o que pode influenciar diretamente na formação do aluno no ambiente universitário. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar a competência em informação dos concluintes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Constituem-se objetivos específicos: identificar o perfil no que tange a CoInfo, dos alunos concluintes e apresentar os contributos da CoInfo na formação dos alunos. Quanto aos aspectos metodológicos, caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas, no qual foi aplicado à uma amostra de vinte e oito alunos concluintes do curso supracitado. Como resultados, foi constatado que os alunos apresentam um perfil misto quanto ao gênero, sendo a maioria proveniente de escolas públicas. Quanto a busca por informação, pode-se indicar um contato frequente dos respondentes com as tecnologias de informação e comunicação, já que todos os alunos afirmaram ter acesso à internet. No que tange ao uso, os alunos em sua maioria mostram-se cuidadosos quanto ao compartilhamento de informações, entre outros aspectos da competência em informação dos alunos que foram constatados. Conclui-se que a análise da competência em informação dos alunos formandos pode representar um contributo importante para o curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, chamando a atenção para a importância da elaboração constante de práticas voltadas ao desenvolvimento da CoInfo, trabalho este que pode ser feito entre os professores e profissionais da informação da universidade. Espera-se que a pesquisa em tela contribua de forma significativa para a área da Ciência da Informação, - em especial à linha de pesquisa Informação e Sociedade -, e que suscite outras discussões sobre o tema.
Abstract: Information Literacy (IL) is a research topic that has been gaining a lot of space and importance within the areas of Library and Information Science. Essential for the development of society, within the brazilian socioeducational context, IL is very absent in basic levels of education, especially in public schools, which can directly influence the training of students in the university environment. Within this perspective, this research presents as a general objective: to analyze the informational competence of the graduates of the Librarianship and Documentation course at the Universidade Federal de Sergipe (UFS). Specific objectives are: to identify the profile of IL, of the students graduating and to present the contributions of IL in the formation of the students. Regarding the methodological aspects, it is characterized as an exploratory-descriptive study, with a quantitative approach, having as a data collection instrument a questionnaire with closed questions, in which it was applied to a sample of twenty-eight students concluding the above-mentioned course. As results, it was found that the students have a mixed gender profile, the majority coming from public schools. As for the search for information, one can indicate a frequent contact of the respondents with information and communication technologies, since all the students claimed to have access to the Internet. Regarding use, most students are careful about sharing information, among other aspects of the information competence of the students that were found. It is concluded that the analysis of the informational competence of the students can represent an important contribution to the UFS Librarianship and Documentation course, drawing attention to the importance of the constant elaboration of practices directed to the development of IL, a work that can be done among teachers and information professionals of the university. It is expected that the screen research will contribute significantly to the area of Information Science, - especially the line of research Information and Society - and that it will give rise to other discussions on the subject.
Keywords: Biblioteconomia
Ensino de biblioteconomia
Documentação
Letramento informacional
Information literacy (IL)
Concluding students
Course of Library and Documentation of UFS
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citation: Lima, José Raphael Feitosa Valença. A competência em informação na universidade : um estudo com graduandos de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14161
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Raphael_Feitosa_Valenca_Lima.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.