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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Victoria, Eliezer Fontes da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T01:10:35Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T01:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.identifier.citation | Victoria, Eliezer Fontes da. Análise exploratória da mobilidade urbana em Aracaju. São Cristóvão, 2019. Monografia (graduação em Estatística) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14229 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to identify and analyze the main related factors and the main causes of traffic accidents in the municipality of Aracaju, taking into account the entire national problem, and the data collected were obtained from SIATRAN - Traffic Accident Information System - of the Statistics Center, of the Municipal Superintendence of Transport and Traffic - SMTT - Aracaju, responsible for collecting data on the occurrence of traffic accidents in the municipality, in 2018. In other aspects, it was also used from several other sources of data to emphasize analyzes such as: IPEA, IBGE, DPVAT, DATASUS, etc. From these data, Age, Sex, Category (hit, motorcycle, automobile), whether or not there was a victim in the accident, among other factors, were analyzed. The main focus of the analyzes was developed based on existing studies on the impacts of accidents and their consequences for victims and for the economy. In addition, the study was carried out to understand its object of study, as the data and evidence collected were quantified, organized, tabulated and prepared to be submitted to statistical analysis of the related years. To explore the data in depth, we used the quantitative and qualitative statistical methodology, simple linear regression, categorical analysis, and through graphical analysis, trends and seasonality in recent years were observed. The results observed in the analyzes highlight that traffic accidents leave sequelae that are difficult to measure related to their economic, social and psychological cost to those involved, but that can be detected and avoided. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Ensino de estatística | por |
dc.subject | Mobilidade urbana (Aracaju, SE) | por |
dc.subject | Acidente de trânsito (Aracaju, SE) | por |
dc.subject | Transporte rodoviário (Aracaju, SE) | por |
dc.subject | Regressão linear | por |
dc.subject | Traffic accident | eng |
dc.subject | Time series | eng |
dc.subject | Linear regression | eng |
dc.subject | Infrações de trânsito | por |
dc.title | Análise exploratória da mobilidade urbana em Aracaju | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Daniel, Carlos Raphael Araújo | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou identificar e analisar os principais fatores relacionados e os maiores causadores de acidentes de trânsito no município de Aracaju, levando em consideração toda a problemática nacional, sendo assim os dados coletados foram obtidos do SIATRAN - Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito - do Núcleo de Estatísticas, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT – Aracaju, orgrão respondável pela coleta de dados sobre as ocorrências de acidentes de trânsito no município, no ano de 2018. Em outros aspectos também utilizou-se de várias outras fontes de dados para dar ênfase às análises como: IPEA, IBGE, DPVAT, DATASUS, etc. Destes dados foram analisados Idade, Sexo, Categoria (atropelado, motocicleta, automóvel), se houve ou não vítima no acidente, entre outros fatores. O foco principal das análises foi desenvolvido com base em estudos existentes sobre os impactos dos acidentes e as suas consequências para as vítimas e para a economia. Além disso, o estudo foi realisado para compreender o seu objeto de estudo, pois os dados e as evidências coletadas foram quantificados, organizados, tabulados e preparados para serem submetidos a análises estatísticas dos referentes anos. Para explorar com profundidade os dados, utilizou-se a metodologia estatística quantitativa e qualitativa, regressão linear simples análise categórica, e por meio da análise gráfica foram observados as tendências e sazonalidades nos últimos anos. Os resultados observados nas análises destacamos que os acidentes de trânsito deixam sequelas difíceis de mensurar relacionadas ao seu custo econômico, social e psicológico aos envolvidos, mas passíveis de serem detectados e evitados. | pt_BR |
dc.publisher.department | DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Estatística – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Appears in Collections: | Estatística e Ciências Atuariais |
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