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Tipo de Documento: Dissertação
Título: "Não preciso, mas quero”: o mito da beleza em tempos de femvertising
Autor(es): Castro, Maria Luiza Pereira de
Data do documento: 30-Out-2020
Orientador: Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto
Resumo: Após décadas de representações midiáticas estereotipadas da mulher, surge o femvertising, vertente da publicidade promotora do empoderamento feminino. Com uma proposta de desconstruir antigos padrões estéticos, comportamentais, relacionados ao gênero feminino, tenta cumprir seu papel influenciador nas decisões de compra. Observamos a publicidade de femvertising “Rewind” que promove a linha de maquiagem Make B., criada por “O Boticário”, em 2018. A pesquisa se justifica por refletir sobre como os discursos do feminismo são transformados em ferramentas do neoliberalismo, ofertados a seus consumidores. Em consequência dessa reflexão, questionamo-nos: na condição de ser um discurso construído para atingir o consumo, de que maneira o comercial “Rewind” tenta apresentar um discurso feminista? Quais são os discursos perpassados nesta publicidade, com vistas à promoção de um possível despertar do sentimento de empoderamento feminino? O empoderamento na vida das mulheres pode ser uma tendência de publicidade? Para responder essas inquietações, apoiamo-nos nas obras de Foucault, uma abordagem arqueológica e genealógica. Para além desse enfoque, refletimos a respeito tanto do patriarcado como das distinções entre masculinidade e feminilidade, presentes na construção do sujeito mulher; discutimos também sobre a Indústria Cultural, atentando para a problemática da imagem da mulher; tratamos, enfim, da questão da beleza, à luz de “O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres”, Wolf (1991). No final, compreendemos que, embora o femvertising não necessariamente promova a causa feminista, julgamos talvez ser um fator promissor na publicidade.
Abstract: After decades of stereotyped media representations of women, femvertising emerges, an aspect of advertising that promotes female empowerment. With a proposal to deconstruct old aesthetic, behavioral patterns related to the female gender, it tries to fulfill its influential role in purchasing decisions. We observed the femvertising advertising“Rewind” that promotes the Make B. makeup line, created by “O Boticário”, in 2018. The research is justified by reflecting on how feminism's discourses are transformed into tools of neoliberalism, offered to her consumers. As a result of this reflection, we ask ourselves: as it is a discourse built to reach consumption, how does the commercial “Rewind” try to present a feminist discourse? What are the discourses pervaded in this advertising, with a view to promoting a possible awakening of the feeling of female empowerment? Can empowerment in women's lives be an advertising trend? To answer these concerns, we rely on Foucault's works, an archaeological and genealogical approach. In addition to this focus, we reflect on both the patriarchy and the distinctions between masculinity and femininity, present in the construction of the woman subject; we also discussed the Cultural Industry, focusing on the problem of the image of women; finally, we deal with the question of beauty, in the light of “The Myth of Beauty: how images of beauty are used against women”, Wolf (1991). In the end, we understand that, although femvertising does not necessarily promote the feminist cause, we think it may be a promising factor in advertising.
Palavras-chave: Publicidade
Feminismo
Análise do discurso
Femvertising
Feminism
Archegenealogical analysis
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CASTRO, Maria Luiza Pereira de. "Não preciso, mas quero”: o mito da beleza em tempos de femvertising. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14324
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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