Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosianne Pereira-
dc.date.accessioned2021-06-12T02:21:18Z-
dc.date.available2021-06-12T02:21:18Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rosianne Pereira. Padrões discursivos nas rodas de conversa : avaliação de movimentos e práticas epistêmicas. 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14329-
dc.description.abstractThis research sought to verify the existence of movements and epistemic practices in Chatting Circles and what are the relationships between these epistemic operations in the teaching and learning processes. To achieve this objective, we sought to characterize and observe patterns about possible relationships between the actions of a teacher and students from two classes of the 7th year of Elementary Education in Chatting Circles (RC). The teacher's actions were characterized by the epistemic movements carried out during the teaching process and the students' actions were characterized by the epistemic practices. To characterize epistemic movements and practices, specific analytical tools for discursive interactions were used. As a result, there is evidence that the teacher's actions using the Chatting Circles proved to be effective in performing epistemic movements, since seven categories were identified among those contemplated by the analytical tool in one of the RC episodes and at least five in the other episodes. analyzed for both classes Regarding the epistemic practices, it was found that the Chatting Circles proved to be conducive to their occurrences, given that in view of the actions developed by the teacher, it was observed the students' engagement in the proposed activity in a kind of chain of actions. This engagement is related to the teacher's epistemic movements and to the epistemic practices developed by the students themselves. We recorded in the Round of Conversation episodes; practices contemplated by the 3 social instances provided for in Jimenez Aleixandre's tool. Finally, the relationships identified between movements and epistemic practices were verified, which allowed us to conclude that the teacher's actions generate epistemic practices in students and that, also, these operations are also generated by the actions of students themselves inserted in the Chatting Circles, being the occurrence of movements and epistemic practices an instrument that allows the sharing of experiences and the development of reflections on the subjects' educational practices. The teaching and learning processes are based on interactions between peers, through internal dialogues and observation and reflection possible for both parties (teacher and students).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectRoda de conversapor
dc.subjectMovimentos epistêmicospor
dc.subjectPráticas epistêmicaspor
dc.subjectAbordagem comunicativapor
dc.subjectConversation circleseng
dc.subjectEpistemic movementseng
dc.subjectEpistemic practiceseng
dc.subjectCommunicative approacheng
dc.titlePadrões discursivos nas rodas de conversa : avaliação de movimentos e práticas epistêmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wartha, Edson José-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou verificar a existência de movimentos e práticas epistêmicas em Rodas de Conversa e quais as relações entre essas operações epistêmicas nos processos de ensino e aprendizagem. Diante desse objetivo, procurou-se caracterizar e observar padrões acerca de possíveis relações entre as ações de uma professora e alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em Rodas de Conversa (RC). As ações da professora foram caracterizadas por meio dos movimentos epistêmicos realizados durante o processo de ensino e as ações dos estudantes foram caracterizados pelas práticas epistêmicas. Para realizar a caracterização dos movimentos e práticas epistêmicas, recorreu-se às ferramentas analíticas especificas para interações discursivas. Como resultados há evidências de que as ações da professora utilizando a Roda de Conversa mostraram-se eficazes na realização de movimentos epistêmicos, visto que foram identificadas sete categorias das contempladas pela ferramenta analítica em um dos episódios de RC e, pelo menos cinco nos demais episódios analisados para ambas as turmas Em relação às práticas epistêmicas, verificou-se que as Rodas de Conversa se mostraram propícias às suas ocorrências, visto que diante das ações desenvolvidas pela professora, observou-se o engajamento dos estudantes na atividade proposta em uma espécie de cadeia de ações. Esse engajamento está relacionado aos movimentos epistêmicos da professora e às práticas epistêmicas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Registramos nos episódios de Roda de conversa, práticas contempladas pelas 3 instâncias sociais previstas na ferramenta de Jimenez Aleixandre. Por fim, observou-se as relações identificadas entre movimentos e práticas epistêmicas, o que permitiu concluir que as ações da professora geram práticas epistêmicas nos estudantes e que, também, estas operações também são geradas pelas ações dos próprios estudantes inseridos na Roda de Conversa, sendo a ocorrência de movimentos e práticas epistêmicas um instrumento que permite o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de reflexões sobre as práticas educativas dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSIANNE_PEREIRA_SILVA.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.