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Document Type: Dissertação
Title: A argumentação em questões sociocientíficas na formação inicial de professores de ciências: o caso do xenotransplante
Authors: Idalino, Rosane Karine Tavares
Issue Date: 24-Feb-2021
Advisor: Guimarães, Márcio Andrei
Resumo : A partir da metade do século XX, muitos trabalhos no ensino de ciências têm buscado estratégias que possibilitem a formação de alunos e professores capazes de realizar uma tomada de decisão consciente e informada. As questões sociocientíficas (QSC), devido ao seu caráter controverso e por abranger problemáticas sociais, são apontadas como potencializadoras, tanto na geração de argumentos como também na produção de evidências de desenvolvimento ético e moral. Uma destas QSC que podem ser trabalhadas nas aulas de ciências é o xenotransplante, isto é, transplante de órgãos ou de tecidos de animais não-humanos para seres humanos. O objetivo desta pesquisa é identificar as habilidades argumentativas e as possíveis relações éticas de licenciandos em ciências a respeito da QSC xenotransplante. Como metodologia, o presente trabalho apresenta natureza qualitativa. O público alvo, foram professores de ciências em formação inicial do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho/UFS, localizado na cidade de Itabaiana. A coleta de dados foi realizada através de grupos focais, suas análises foram feitas através do padrão argumentativo, proposto por Toulmin (2006) e os possíveis aspectos éticos e morais segundo as principais vertentes éticas. A partir da análise dos resultados, verificou-se que os licenciandos em ciências conseguiram elaborar argumentos, no entanto, de acordo com o layout argumentativo de Toulmin, a maior parte desses argumentos apresentou uma estrutura simples, com poucos elementos. No que diz respeito ao compromisso ético, houve uma predominância da ética hedonista e utilitarista, respectivamente. Já no que tange a questão sociocientífica do xenotransplante, ela se mostrou uma eficiente promotora de debate.
Abstract: From the beginning of the twentieth century, many studies in science education amass sought strategies that enable the training of the learners and teachers capable of making informed and informed decision making. Socioscientific issues (SSI), due to their controversial identity and because they encompass social issues, are pointed out as potentializers, both in the era of arguments as nicely as in the production of evidence of ethical and moral development. One of these SSI that can be worked in science classes is xenotransplantation, that is, organ or tissue transplantation from non-human animals to humans. The goal of this research is to identify the argumentative skills and possible ethical connections of science undergraduates regarding SSI xenotransplantation. As a methodology, the present work has a qualitative nature. The target audience was science teachers in initial workout at the Professor Alberto Carvalho University Campus / UFS, placed in the city of Itabaiana. Data collection was carried out through focus groups, their analyzes were made through the argumentative diagram, proposed by Toulmin (2006) and the possible ethical and moral aspects according to the main ethical aspects. From the analysis of the results, it was establish that the science undergraduates organized to elaborate arguments, however, according to Toulmin's argumentative layout, the arguments elaborated presented a simple arrangement, with few elements. With regard to ethical commitment, there was a predominance of hedonistic and utilitarian ethics, respectively. Respecting the socioscientific question of xenotransplantation, it proved to be a productive promoter of debate
Keywords: Ciência
Ensino de ciências
Discussões e debates
Transplante de órgãos
Argumentação
Questões Sociocientíficas (QSC)
Xenotransplante
Argumentation
Sociocientific Issues (SSI)
Xenotransplantation
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: IDALINO, Rosane Karine Tavares. A argumentação em questões sociocientíficas na formação inicial de professores de ciências: o caso do xenotransplante. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14352
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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