Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Maria Rosa Melo-
dc.date.accessioned2021-07-06T17:49:24Z-
dc.date.available2021-07-06T17:49:24Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationALVES, Maria Rosa Melo. Reflexões quanto à formação de professores para a disciplina projeto de vida: um olhar sobre a educação socioemocional. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14368-
dc.description.abstractFormative teaching processes in socioemotional education are essential to take basic education beyond cognitive conceptions level. In order to be effective and complete, education must take into account all aspects that develop an individual. This study aims at understanding the impact of continued socioemotional educational courses on teaching practice. This is a qualitative investigation based on semi-structured interviews with six elementary teachers from a public state school in Sergipe. The audio records were transcribed and discussed based on the content analysis of Bardin (1977). The categories and subcategories were built from the theoretical framework and semantic criteria that stood out in the participants' responses. With the related representations, four categories were created: teacher training, socioemotional education, teaching practice and working condition. The preliminary results showed that teacher training did not approach pedagogical didactic models that consider socioemotional education and, therefore, they had difficulty in preparing lesson plans that intentionally contemplate non-cognitive aspects rather than formative processes. In relation to the representations about being a Life Project teacher, with regard to socioemotional education, we noticed that the proposed themes for the discipline favor the affectivity between teachers and students and the change in the teaching imagination regarding the perception they had of the students. This fact enabled a narrowing of the student-teacher relationship. However, regarding to the working condition, the speech analysis showed the prevalence of negative nuances as to the availability of pedagogical support materials and the relationships between fellow professors from other subjects. It is hoped that the results will enable an analysis of the contribution of teacher training courses in socioemotional education in a perspective of reframing teacher praxis.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectAspectos não-cognitivospor
dc.subjectTeachereng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectNon-cognitive aspectseng
dc.titleReflexões quanto à formação de professores para a disciplina projeto de vida: um olhar sobre a educação socioemocionalpt_BR
dc.title.alternativeReflections on teacher training for the life project discipline: a look at socio-emotional educationeng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de-
dc.description.resumoOs processos formativos docentes em educação socioemocional são determinantes para que a educação básica avance para além das concepções cognitivas. Para ser completa e eficaz a educação deve levar em consideração todos os aspectos que constroem o sujeito. O presente estudo objetiva conhecer o impacto da formação continuada em educação socioemocional na prática docente. Trata-se de uma investigação qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da educação básica de uma escola pública estadual de Sergipe. Os registros em áudio foram transcritos e discutidos a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias e subcategorias foram construídas a partir do referencial teórico e de critérios semânticos que se destacaram nas respostas dos participantes. Com as representações relacionadas, foram criadas quatro categorias: formação docente, educação socioemocional, prática docente e condição de trabalho. Os resultados preliminares evidenciaram que a formação docente não contemplou modelos didáticos pedagógicos voltados à educação socioemocional e, portanto, esses tinham dificuldade em elaborar planejamentos que contemplassem de forma intencional aspectos não cognitivos antes dos processos formativos. Em relação às representações sobre o ser professor de projeto de vida, no que concerne à educação socioemocional, percebeu-se que os temas propostos para a disciplina favorecem a afetividade entre professores e alunos e a mudança no imaginário docente quanto à percepção que eles tinham dos alunos. Tal fato possibilitou um estreitamento na relação aluno-professor. Porém, no que diz respeito à condição de trabalho, a análise dos discursos evidenciou a prevalência de nuances negativas quanto à disponibilidade de materiais de apoio pedagógico e as relações entre os colegas docentes de outras disciplinas. Espera-se que os resultados possibilitem uma análise acerca da contribuição da formação docente em educação socioemocional numa perspectiva de ressignificação da práxis docente.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_ROSA_MELO_ALVES.pdf5,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.