Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14388
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Perfil semântico da sala de aula
Autor(es): Pinto, Bruna Cristina Nunes
Data do documento: 19-Mar-2021
Orientador: Wartha, Edson José
Resumo: O presente estudo buscou analisar os perfis semânticos presentes nas interações dialógicas em sala de aula de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em que ocorreu a aplicação de Rodas de Conversa orientadas pela metodologia FA²IA. Para a coleta dos dados, foram utilizados recursos de captação de áudio e vídeo. Com o intuito de promover a construção de ondas semânticas, a análise dos dados se deu por meio da utilização dos níveis semânticos Densidade Semântica e Gravidade Semântica, ambos derivados da Teoria do Código de Legitimação, com alguns elementos da Axiologia. Como resultado, foi identificado que as Rodas de Conversa, pelo modo como foram estruturadas e desenvolvidas, não permitiram a construção de ondas semânticas, tanto em relação à gravidade como em relação à densidade, mesmo apresentando fortes interações dialógicas entre os estudantes e entre os estudantes e a professora, porém foi possível observar que os valores estão inseridos nas relações em sala de aula.
Abstract: The present study sought to analyze the semantic profiles present in the dialogical interactions in the classroom of a class of 7th grade of Elementary School, in which the application of Conversation Wheels guided by the FA²IA methodology occurred. To collect the data, audio and video capture resources were used. In order to promote the construction of semantic waves, the data analysis took place through the use of semantic levels, they are: Semantic Density and Semantic Gravity, both derived from the Legitimation Code Theory with some elements of Axiology. As a result, it was identified that the Conversation Wheels, as they were structured and developed, did not allow the construction of semantic waves, both in relation to gravity and in relation to density, even with strong dialogical interactions between students and between students and the teacher, however it was possible to observe how the values are inserted in the relationships in the classroom.
Palavras-chave: Ensino
Ensino fundamental
Metodologia de ensino
Ondas semânticas
Teoria do Código de Legitimação
Interações dialógicas
Semantic waves
Legitimation Code Theory
Dialogic interactions
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: PINTO, Bruna Cristina Nunes. Perfil semântico da sala de aula. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14388
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA_CRISTINA_NUNES_PINTO.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.