Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14388
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Perfil semântico da sala de aula |
Autor(es): | Pinto, Bruna Cristina Nunes |
Data do documento: | 19-Mar-2021 |
Orientador: | Wartha, Edson José |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar os perfis semânticos presentes nas interações dialógicas em sala de aula de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em que ocorreu a aplicação de Rodas de Conversa orientadas pela metodologia FA²IA. Para a coleta dos dados, foram utilizados recursos de captação de áudio e vídeo. Com o intuito de promover a construção de ondas semânticas, a análise dos dados se deu por meio da utilização dos níveis semânticos Densidade Semântica e Gravidade Semântica, ambos derivados da Teoria do Código de Legitimação, com alguns elementos da Axiologia. Como resultado, foi identificado que as Rodas de Conversa, pelo modo como foram estruturadas e desenvolvidas, não permitiram a construção de ondas semânticas, tanto em relação à gravidade como em relação à densidade, mesmo apresentando fortes interações dialógicas entre os estudantes e entre os estudantes e a professora, porém foi possível observar que os valores estão inseridos nas relações em sala de aula. |
Abstract: | The present study sought to analyze the semantic profiles present in the dialogical interactions in the classroom of a class of 7th grade of Elementary School, in which the application of Conversation Wheels guided by the FA²IA methodology occurred. To collect the data, audio and video capture resources were used. In order to promote the construction of semantic waves, the data analysis took place through the use of semantic levels, they are: Semantic Density and Semantic Gravity, both derived from the Legitimation Code Theory with some elements of Axiology. As a result, it was identified that the Conversation Wheels, as they were structured and developed, did not allow the construction of semantic waves, both in relation to gravity and in relation to density, even with strong dialogical interactions between students and between students and the teacher, however it was possible to observe how the values are inserted in the relationships in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino Ensino fundamental Metodologia de ensino Ondas semânticas Teoria do Código de Legitimação Interações dialógicas Semantic waves Legitimation Code Theory Dialogic interactions |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | PINTO, Bruna Cristina Nunes. Perfil semântico da sala de aula. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14388 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA_CRISTINA_NUNES_PINTO.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.