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Document Type: Dissertação
Title: Mediação cultural e incentivo à leitura em escola pública: a democratização do conhecimento para alunos do 7º ano do Colégio Estadual Olavo Bilac
Authors: Vieira, Camila Conceição Barreto
Issue Date: 17-Dec-2020
Advisor: Araújo, Germana Gonçalves
Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral o desenvolvimento de um guia para a prática da mediação cultural de incentivo à leitura crítica para jovens do Colégio Estadual Olavo Bilac. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e o universo da pesquisa são os alunos da escola. A coleta de dados baseou-se em observações, análise de informações e questionários, que serviram para a concepção da ação pretendida. A intervenção tem como propósito a utilização de recursos multimídias e textos com temáticas contemporâneas que visam contextualizar os participantes do projeto acerca do tema trabalhado, ampliar a discussão sobre esses assuntos, mostrando uma visão crítica dos fatos e possibilitando ao jovem a aquisição de autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a atividade foi dividida em três etapas, que são a contextualização, proposição e o compartilhamento, nas quais os participantes do projeto podem se apropriar do conteúdo trabalhado e produzir conhecimento por intermédio dos debates provocados pela mediação do bibliotecário. Concomitantemente ao trabalho realizado, os professores de Português e História desses alunos devem tratar a mesma questão em sala de aula, com o intuito de exibir e elaborar os diversos pontos sobre um mesmo assunto. A temática escolhida para essa mediação em estudo foi a censura, que selecionada através do diagnóstico realizado, oportunidade em que foi verificado o interesse comum dos alunos pelo youtuber Felipe Neto, que, à época da proposição dessa pesquisa, estava envolto na polêmica surgida a partir da ação de censura do então prefeito Marcelo Crivella à Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Os resultados gerados serviram de base para a formatação de um guia que tem a função de orientar acerca deste modelo de mediação cultural para aplicação em escolas públicas.
Abstract: The present study has the general objective of developing a guide for cultural mediation and encouraging critical reading for young people at Colégio Estadual Olavo Bilac. It is an applied research, with a qualitative approach and the universe of research is the students of the school. Data collection was based on observations, data analysis and questionnaires, which served as a basis for the design of the intended action. The intervention is based on the use of multimedia resources and texts with contemporary themes that aim to contextualize the project's participants about the theme worked on, broaden the discussion on these subjects, showing a critical view of the facts, enabling young people to acquire autonomy in the process teaching-learning. For this, the activity was divided into three stages, which are contextualization, proposition and sharing, in which project participants can appropriate the content worked on and produce knowledge through the debates provoked in the classroom. Concurrently with the work done, Portuguese and history teachers will address the same issue in the classroom, in order to show the various points of the same subject. The theme initially chosen is that of censorship, which was selected through the diagnosis carried out, in which it was verified the common interest of students with youtuber Felipe Neto, who at the time of the research proposal was involved with the controversy of the of the then mayor's censorship Marcelo Crivella at the “Bienal do Livro.” The results were configured for the formatting of a guide that has the function of orientation as a mediation model for application in public schools in the future.
Keywords: Biblioteca escolar
Biblioteconomia social
Mediação cultural
Leitura Crítica
School library
Cultural mediation
Critical reading
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: VIEIRA, Camila Conceição Barreto. Mediação cultural e incentivo à leitura em escola pública: a democratização do conhecimento para alunos do 7º ano do Colégio Estadual Olavo Bilac. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14427
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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