Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Cândida Santos de-
dc.date.accessioned2021-08-09T21:02:33Z-
dc.date.available2021-08-09T21:02:33Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cândida Santos de. Lentes, memórias e história : os fotógrafos lambe-lambe em Aracaju 1950-1990. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14436-
dc.description.abstractThis research deals with the history of lick-lick photography in Sergipe territory, highlighting the challenges, the pratices of the photography professional in the period 1950-1990. The lick-lick photographer can be considered an important agent responsible for the democratization and popularization of the photographic portrait among the less privileged classes of our society. Lick-lick ceases to exist due to the emergence of new technologies, such as digital photographic cameras, which gained strength in the 1990 s. It is the historian’s role to collect and ensure that experiences that can provide the cultural enrichment of society are not lost. In this sense, the approach approach was structured on two fronts: the history of photography and its relationship with the technique and aesthetic dimension of lambe-lambe, places of business and social actors.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectFotógrafospor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectLambe-Lambepor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectPhotographypor
dc.titleLentes, memórias e história : os fotógrafos lambe-lambe em Aracaju 1950-1990pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudefranklin Monteiro-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da história da fotografia lambe-lambe no território sergipano, destacando os desafios, as práticas do profissional da fotografia no período de 1950-1990. O fotógrafo lambe-lambe pode ser considerado um importante agente responsável pela democratização e pela popularização do retrato fotográfico entre as classes menos privilegiadas de nossa sociedade. O lambe-lambe deixa de existir em função do surgimento de novas tecnologias, como as câmeras fotográficas digitais, que ganham força na década de 1990. É papel do historiador coletar e assegurar que não se percam experiências que possam proporcionar o enriquecimento cultural da sociedade. Nesse sentido, o enfoque de abordagem foi estruturado sobre duas vertentes: a história da fotografia e sua relação com a técnica e dimensão estética do lambe-lambe, dos lugares de ofício e atores sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANDIDA_SANTOS_OLIVEIRA.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.