Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14448
Document Type: Dissertação
Title: A feira e o ensino de história: caderno de sequências didáticas a partir da feira de Itabaiana/SE
Authors: Santos, José Wilson Moura
Issue Date: 4-May-2021
Advisor: Santos, Fábio Alves dos
Resumo : O presente trabalho trata de apresentar um caderno de sequências didáticas sobre a feira com a finalidade de trabalhar a temática em conexão com os conteúdos/temas da disciplina de história na Educação Básica como modelo da cidade de Itabaiana/SE. Partimos do pressuposto de que relacionar o patrimônio cultural imaterial da feira, que faz parte da realidade do aluno, com os conteúdos/temas do currículo de História na Educação Básica, aprimora e serve de progressão para a aprendizagem histórica e na reelaboração da consciência histórica do aluno. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos um caderno de sequências didáticas (ZABALA, 1998; ROCHA, 2015), que visa, a partir da experiência do aluno, da sua vivência cultural e social do seu lugar - no nosso caso específico, a feira, desenvolvam uma relação presente-passado e a condição de projetar o seu futuro. A nossa proposta está ancorada na aprendizagem histórica (experiência, interpretação, orientação) que devem estar presentes nas aulas de história (RÜSEN, 2001, 2011, 2012, 2015) e na compreensão da noção de mudança e permanência relacionadas ao tempo histórico no que nos diz Circe Bittencourt (1998, 2018); Schmidt, Cainelli (2009) e Seffner (2019), produziremos novas narrativas históricas que, partindo da feira e de sua conexão com o conteúdo/tema do ensino de história, possam alcançar os objetivos do ensino de história.
Abstract: The present work is about presenting a notebook of didactic sequences about the fair with the purpose of working the theme in connection with the contents/subjects of the history discipline in Basic Education as a model of the city of Itabaiana/SE. We assume that relating the intangible cultural heritage of the fair, which is part of the student's reality, with the contents/subjects of the History curriculum in Basic Education improves and serves as a progression for the historical learning and for the re-elaboration of the student's historical consciousness. To this end, methodologically, we have developed a book of didactic sequences, which aim to develop a present-past relation and the condition to project their future, based on the student's experience, on their cultural and social experience of their place, in our specific case the fair. Our proposal is anchored in historical learning (experience, interpretation, orientation) that should be present in history classes (RÜSEN, 2001, 2011, 2012, 2015) and in the understanding of the notion of change and permanence related to historical time in what Circe Bittencourt (1998, 2018); Schmidt, Cainelli (2009) and Seffner (2019), tell us. Thus, we will produce new historical narratives that, starting from the fair and its connection with the content/theme of history teaching, can achieve the goals of history teaching.
Keywords: História
Ensino de história
Feiras livres
Itabaiana
Feira
Tempo histórico
Sequência didática
Aprendizagem histórica
History teaching
Fair
Historical time
Didactic sequence
Historical learning
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: SANTOS, José Wilson Moura. A feira e o ensino de história: caderno de sequências didáticas a partir da feira de Itabaiana/SE. 2021. 308 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14448
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE_WILSON_MOURA_SANTOS.pdf8,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.