Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14472
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Relações internacionais e cinema : verdade, memória, identidade e o caso da Palestina |
Autor : | Farias, Bruno Alexsander Rosário |
Fecha de publicación : | 15-oct-2020 |
Director(a): | Campos, Geraldo Adriano Godoy de |
Resumen: | Recentemente, filmes e outras expressões artísticas tornaram-se objetos de análise para novos pesquisadores das Relações Internacionais (RI). No entanto, esse tipo de exercício interdisciplinar é recebido com resistência por uma parcela significativa da academia. Tais críticos declaram a incompatibilidade entre as Relações Internacionais e o Cinema a partir de duas suposições principais: o escopo epistemológico das RI não é flexível o bastante para interagir com objetos artísticos; e o Cinema enquanto arte não implica um compromisso com a verdade ou produção de conhecimento e, portanto, tem pouco a contribuir para o caráter científico das RI. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é avaliar essas críticas e estabelecer uma análise de caráter epistemológico sobre as possibilidades teóricas para que filmes sejam utilizados como fontes relevantes para o pesquisador das Relações Internacionais. Para isso, o caso do Cinema Palestino é utilizado como referência central para expor as complexidades deste debate em perspectiva a conceitos como memória coletiva e identidade nacional |
Resumen : | Recently, films and other artistic expressions have become objects of analysis for new researchers in International Relations (IR). However, this type of interdisciplinary exercise is met with resistance by a significant portion of the academy. Such critics declare the incompatibility between International Relations and Cinema based on two main assumptions: the epistemological scope of IR is not flexible enough to interact with artistic objects; and Cinema as an art does not imply a commitment to the truth or production of knowledge and, thus, has little to contribute to the scientific character of IR. Therefore, the objective of the present work is to evaluate these criticisms and establish an epistemological analysis on the theoretical possibilities for films to be used as relevant sources for the researcher in International Relations. For this, the case of Palestinian Cinema is used as a central reference to expose the complexities of this debate in perspective to concepts such as collective memory and national identity |
Palabras clave : | Relações internacionais Cinema Cinema Epistemologia Memória coletiva Identidade nacional International relations Epistemology Collective memory National identity |
Área CNPQ: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DRI - Departamento de Relações Internacionais |
Citación : | Farias, Bruno Alexsander Rosário. Relações internacionais e cinema : verdade, memória, identidade e o caso da palestina. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14472 |
Aparece en las colecciones: | Relações Internacionais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno_Alexsander_Rosario_Farias.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.