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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Roziel Benvindo dos-
dc.date.accessioned2021-08-16T13:14:18Z-
dc.date.available2021-08-16T13:14:18Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.citationSantos, Roziel Benvindo dos. Do terreiro ao palco: pontos cantados de umbanda e sua popularidade na cultura sergipana. São Cristóvão, 2021. Departamento de Música. Monografia (graduação em Música) - Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14484-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectUmbandapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectÁguas de Aruanda (Sergipe)por
dc.subjectMúsuca religiosapor
dc.subjectInrreligiãopor
dc.titleDo terreiro ao palco : pontos cantados de umbanda e sua popularidade na cultura sergipanapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Mackely Ribeiro-
dc.description.resumoOs pontos cantados1 de Umbanda são cânticos ritualísticos de invocação, saudação e louvação aos Orixás e entidades executados em português, acompanhados de atabaques, agogô, chocalhos, entre outros instrumentos. No Brasil, os pontos cantados foram transformados em canções populares no final do século XX e disseminados em todo o país na voz de grandes cantores como Clara Nunes, Maria Bethânia, Martinho da Vila, entre outros, tornando-se um registro autêntico da música popular brasileira como identidade cultural do seu povo, a exemplo do Samba. Em Sergipe, o lançamento do CD Águas de Aruanda teve a perspectiva de popularidade dessas canções, visando a desmitificação religiosa e a quebra de tabus de conceitos, além de ser dedicado a adeptos e simpatizantes da Umbanda. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevista com os dirigentes do Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda: Fábio Dantas, Thyago Avelino e Fábio Leal (Ogã). Além da discussão acerca da religião e sua musicalidade (pontos cantados, instrumentos musicais e a atuação dos Ogãs ou Curimbeiros), na última parte do trabalho contém um relato de experiência de um cantor lírico na gravação do CD Águas de Aruanda e na performance no show do seu lançamento, que contou com importantes músicos, cantores e artistas do cenário musical sergipanopt_BR
dc.publisher.departmentDMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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