Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Roziel Benvindo dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T13:14:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T13:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Roziel Benvindo dos. Do terreiro ao palco: pontos cantados de umbanda e sua popularidade na cultura sergipana. São Cristóvão, 2021. Departamento de Música. Monografia (graduação em Música) - Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14484 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Umbanda | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Águas de Aruanda (Sergipe) | por |
dc.subject | Músuca religiosa | por |
dc.subject | Inrreligião | por |
dc.title | Do terreiro ao palco : pontos cantados de umbanda e sua popularidade na cultura sergipana | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Mackely Ribeiro | - |
dc.description.resumo | Os pontos cantados1 de Umbanda são cânticos ritualísticos de invocação, saudação e louvação aos Orixás e entidades executados em português, acompanhados de atabaques, agogô, chocalhos, entre outros instrumentos. No Brasil, os pontos cantados foram transformados em canções populares no final do século XX e disseminados em todo o país na voz de grandes cantores como Clara Nunes, Maria Bethânia, Martinho da Vila, entre outros, tornando-se um registro autêntico da música popular brasileira como identidade cultural do seu povo, a exemplo do Samba. Em Sergipe, o lançamento do CD Águas de Aruanda teve a perspectiva de popularidade dessas canções, visando a desmitificação religiosa e a quebra de tabus de conceitos, além de ser dedicado a adeptos e simpatizantes da Umbanda. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevista com os dirigentes do Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda: Fábio Dantas, Thyago Avelino e Fábio Leal (Ogã). Além da discussão acerca da religião e sua musicalidade (pontos cantados, instrumentos musicais e a atuação dos Ogãs ou Curimbeiros), na última parte do trabalho contém um relato de experiência de um cantor lírico na gravação do CD Águas de Aruanda e na performance no show do seu lançamento, que contou com importantes músicos, cantores e artistas do cenário musical sergipano | pt_BR |
dc.publisher.department | DMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roziel_Benvindo_Santos.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.