Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Géssica Bruna Bahia de-
dc.date.accessioned2021-08-17T19:37:56Z-
dc.date.available2021-08-17T19:37:56Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Géssica Bruna Bahia de. Jogos : do livro didático de matemática ao uso por alunos do ensino fundamental das escolas da rede estadual de Aracaju/SE. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14495-
dc.description.abstractThe present study aimed to characterize whether and how the student associates the use of the games proposed in the textbook with mathematical content from elementary school. For this study, PNLD / 2017 was consulted in order to identify the approved textbooks. Then, a search was made on the website of SIMAD - Didactic Material Control System, in order to obtain the most adopted collections in Aracaju / SE, to select the School Units within the four geographic zones, as well as the partner subjects from the research, students from the 6th to the 9th grade of elementary school, from the Schools of the State Network of Aracaju - SE. In the present research, the textbook is the source, and the games, a resource for characterizing the self and how the student realizes the association between the mathematical content and the applied game. It is a research with a qualitative approach based on the assumptions of Fiorentini and Lorenzato (2009), with the application of a questionnaire used as a research instrument. As main theoretical bases some authors were taken, such as: Freitas (2009) for the understanding of textbook, Grando (1995, 2000) for definition and reflections about mathematical games, Bianchini (2015) and Souza and Pataro (2015) are the authors of the textbooks used in the research that support the discussions about the selected games. The treatment of the information occurred from the construction of tables, tables and graphs, as well as through analysis and comments of the 364 questionnaires answered by the students. To achieve the proposed objective, two movements were made, namely: the search for whether the student associates the mathematical content present in the game and how they make this association. It can be stated through the analyzed and quantified data that the research objective was achieved, with 305 students associating mathematical content and games, an average of 84% of the research universe. Regarding the search for how, categories were created and it is evident that the students carry out the association in different ways as well as identifying the mathematical content present in the game.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectJogos matemáticospor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectConteúdos matemáticospor
dc.subjectMathematical gameseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectMathematical contentseng
dc.titleJogos : do livro didático de matemática ao uso por alunos do ensino fundamental das escolas da rede estadual de Aracaju/SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanete Batista dos-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo caracterizar se e como o aluno associa o uso dos jogos propostos no livro didático a conteúdos matemáticos do ensino fundamental. Para tal estudo, foi consultado o PNLD/2017, a fim de identificar os livros didáticos aprovados. Em seguida, foi feita uma pesquisa no site do SIMAD – Sistema de Controle de Material Didático, com o intuito de obter as coleções mais adotadas em Aracaju/SE, para daí selecionar as Unidades Escolares dentro das quatro zonas geográficas, bem como os sujeitos parceiros da pesquisa, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, das Escolas da Rede Estadual de Aracaju - SE. Na presente pesquisa, o livro didático é a fonte, e os jogos, um recurso para caracterização do se e como o estudante realiza a associação entre o conteúdo matemático e o jogo aplicado. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa baseada nos pressupostos de Fiorentini e Lorenzato (2009), com aplicação de questionário utilizado como instrumento de pesquisa. Como principais embasamentos teóricos foram tomados alguns autores, tais como: Freitas (2009) para o entendimento de livro didático, Grando (1995, 2000) para definição e reflexões acerca dos jogos matemáticos, Bianchini (2015) e Souza e Pataro (2015) são os autores dos livros didáticos utilizados na pesquisa que embasam as discussões acerca dos jogos selecionados. O tratamento das informações se deu a partir da construção de quadros, tabelas e gráficos, bem como por meio de análises e comentários dos 364 questionários respondidos pelos discentes. Para alcançar o objetivo proposto dois movimentos foram realizados, a saber: a busca do se o aluno associa o conteúdo matemático presente no jogo e como eles realizam essa associação. Pode-se afirmar através dos dados analisados e quantificados que o objetivo de pesquisa foi alcançado sendo que 305 alunos associam o conteúdo matemático e jogo, uma média de 84% do universo de pesquisa. Com relação a busca do como, categorias foram criadas e evidencia-se que os discentes realizam a associação de distintas maneiras bem como identificam o conteúdo matemático presente no jogo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESSICA_BRUNA_BAHIA_SOUZA.pdf8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.