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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Violência sagrada no filme Taxi Driver : uma análise a partir da teoria mimética de René Girard
Autor(es): Jesus, Romério Novais de
Data do documento: 31-Jul-2019
Orientador: Santos, Joe Marçal Gonçalves dos
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a violência sagrada no filme Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. E parte das seguintes problemáticas: como a violência sagrada é manifestada em Taxi Driver? Quando a violência é apresentada como sagrada? E quais elementos sacralizam a violência? A violência sagrada é compreendida como a violência transfigurada como transcendental pelo desejo humano, com o poder de purificar e ordenar a humanidade e sacralizar indivíduos ou valores. Nosso objetivo principal é investigar a manifestação da violência sagrada no filme Taxi Driver, a partir de uma análise fílmica focalizada no desenvolvimento do personagem Travis e nos elementos narrativos e audiovisuais da obra. Para tanto, traçamos como objetivos específicos as seguintes etapas: a) compreender o contexto artístico e histórico de produção do filme e a sua organização audiovisual e narrativa; b) discutir sobre a noção de violência sagrada, a partir da teoria mimética de René Girard, identificando as categorias de análise; c) analisar a dinâmica do sagrado na violência de Taxi Driver, a partir das categorias analíticas provenientes do referencial teórico-conceitual. Na análise, verificamos que Taxi Driver apresenta o desejo mimético e a mídia como os elementos sacralizadores da violência de Travis, que deixa de ser um assassino para se tornar um herói. O filme também evidencia a ilusão da eficácia purificadora da violência e a ambiguidade da violência sagrada de Travis, que incorpora tanto elementos do mecanismo arcaico e moderno do bode expiatório como também da violência impura das rivalidades miméticas.
Abstract: This master’s degree essay studies the sacred violence in Martin Scorsese’s Taxi Driver (1976). Through the movie, it asks: how does this sacred violence manifest itself in Taxi Driver? When is violence presented as sacred? What are the elements that sacralize violence? We understand sacred violence as violence transfigured as transcendental by human desire, with the power to correct and purify humanity as well as to sacralize individuals and values. Our main objective is to investigate the manifestation of sacred violence in the movie Taxi Driver by analyzing the film focused on the development of Travis’s character and on audiovisual and narrative elements of the film. Therefore, we outlined the following steps as specific objectives: a) To understand, artistically and historically, the context of Taxi Driver’s production as well as its audiovisual and narrative structure. b) To discuss the notion of sacred violence through the lens of René Girard’s mimetic theory, identifying the categories of analysis. c) To analyze the dynamics of the sacred in Taxi Driver’s violence through the analytical categories from the theoretical-conceptual reference. In the analysis, we verify Taxi Driver introduces the mimetic desire and the media as the sacralizing elements of the violence of Travis, who ceases to be a murderer in order to become a hero. The film also evidences the illusion of the purifying efficacy in violence as well as the ambiguity of Travis’s sacred violence, which embodies not only elements of the archaic and modern mechanisms of the scapegoat but also the impure violence of mimetic rivalries.
Palavras-chave: Cinema
Aspectos religiosos
Violência
Cinema americano
Taxi driver (filme)
Violência sagrada
Teoria mimética
Cinema e religião
Análise fílmica
Sacred violence
Mimetic theory
Cinema and religion
Filmic analysis
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: JESUS, Romério Novais de. Violência sagrada no filme Taxi Driver : uma análise a partir da teoria mimética de René Girard. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14538
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

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