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dc.contributor.authorOliveira, Antônio César Cabral de-
dc.contributor.authorSilva, D. A. S.-
dc.contributor.authorPereira, Indianara Magalhães Marques-
dc.date.accessioned2015-02-04T19:22:29Z-
dc.date.available2015-02-04T19:22:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, D. A. S.; PEREIRA, I. M. M.; OLIVEIRA, A. C. C. Impacto da escolaridade materna e paterna na perceção da imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. Motricidade, v. 8, n. 2, p. 22-31, 2012. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/viewFile/709/579>. Acesso em: 04 fev. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2182-2972-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1454-
dc.description.abstractObjetivou-se verificar o impacto da escolaridade materna e paterna na perceção da imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. Participaram do estudo 217 acadêmicos, com média de 20.6 anos de idade (DP = 0.6), sendo 54.8% do sexo masculino. Coletaram-se informações sobre perceção da imagem corporal por meio da escala de silhuetas de Stunkard et al. (1983). O nível de escolaridade dos pais e dados sociodemográficos foram coletados por questionário autoadministrado. Empregaram-se a estatística descritiva e a regressão logística multinomial, adotando-se nível de significância de 5%. Em relação à perceção da imagem corporal, 41% dos alunos estavam insatisfeitos por magreza e 28.1% por excesso de peso. As chances de insatisfação por excesso de peso foram de sete a oito vezes maiores nos acadêmicos com escolaridade materna superiores a quatro anos de escolaridade, independentemente de sexo, idade, situação conjugal, nível econômico e curso. Não houve associação entre escolaridade paterna e imagem corporal. Conclui-se que há necessidade de uma educação básica e superior de qualidade com assuntos vinculados à perceção corporal e hábitos saudáveis, pois muitos acadêmicos apresentaram insatisfação com a imagem corporal e tal probabilidade foi maior em estudantes filhos de mães com mais de cinco anos de escolaridade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The objective of this study was to verify the impact of maternal and paternal schooling in the body image perception of Physical Education university students. Two hundred and seventeen students took part in this study, with mean 20.6 (SD = 0.6) years of age, 54.8% were male. Information on body image perception was through the range of profiles of Stunkard et al. (1983). Maternal and paternal schooling level and sociodemographic data were collected by self-administered questionnaire. The descriptive statistics and multinomial logistic regression were used. The level of significance was 5%. Regarding body image perception 41% was dissatisfied due to thinness, and 28.1% dissatisfied due to overweight. The probability of overweight dissatisfaction was seven to eight times higher in students whose maternal school length was 4 years or more, independently of the gender, age, marital status, socioeconomic status and course degree. There was no association between paternal schooling and body image. We conclude that there is a necessity of good quality education for all the schooling levels, because many academics unsatisfied with body image and the probability of overweight dissatisfaction was higher in individuals whose maternal school was five years or more.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições Desafio Singularpt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectIndicadores demográficospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleImpacto da escolaridade materna e paterna na perceção da imagem corporal em acadêmicos de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeImpact of maternal and paternal schooling in the body image perception of physical education university studentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
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