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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Alana Lucia Souza-
dc.date.accessioned2021-09-02T12:22:13Z-
dc.date.available2021-09-02T12:22:13Z-
dc.date.issued2021-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alana Lucia Souza. Um chatbot psicoeducativo para elucidar e diminuir sintomas de ansiedade, ruminação e depressão. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14560-
dc.description.abstractContext: According to the World Health Organization (WHO), suicide is the second leading cause of death for young people aged 15 to 28, which generally may have been the result of a depressive or anxiety disorder. With the Covid-19 pandemic and a new world emerging, social isolation could confirm and increase these numbers, demanding automatic and scalable alternatives for care, education and support for young people, such as Chatbots. Objective: Build and evaluate a Chatbot that dialogues with teenagers and college students, in order to disseminate mental health and improve symptoms of depression, anxiety and suicidal ideation. Method: A Chatbot was created, with dialogues based on Rumination-Focused Cognitive Behavioral Therapy (RFCBT) and an emotional literacy model, which focus on observing the interaction between feelings and thought actions. For evaluations, two controlled experiments were carried out, one with adolescents and the other with university students, analyzed and authorized by the Ethics Committee, as well as based on protocols and tests standardized by the psychology area. Results: Chatbot Rumi for the Brazilian population that, after use, when it comes to Rumination, obtained a significant difference in relation to the adolescents’ initial state, with a p-value of 0.014, showing a decrease in these symptoms. Regarding university students, there was a significant difference for symptoms of Rumination, Anxiety and Depression, with a p-value less than 0.05. Conclusion: A chatbot with psychological therapies aimed at the psychoeducation strategy can help with feelings of anxiety, depression and rumination.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectProgramas de computadorpor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPessoas depressivaspor
dc.subjectChatbotpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectRuminaçãopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectRuminationeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.titleUm chatbot psicoeducativo para elucidar e diminuir sintomas de ansiedade, ruminação e depressãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colaço Junior, Methanias-
dc.description.resumoContexto: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 28 anos, o que geralmente pode ter sido resultado de um transtorno depressivo ou de ansiedade. Com a pandemia da Covid-19 e um novo mundo em surgimento, o isolamento social poderá confirmar e incrementar estes números, exigindo alternativas para atendimento, educação e apoio automáticos e escaláveis aos jovens, tais como os Chatbots. Objetivo: Construir e avaliar um Chatbot que dialoga com adolescentes e universitários, com o objetivo de disseminar a saúde mental e melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e ideações suicidas. Método: Um Chatbot foi criado, com diálogos baseados na Terapia Cognitivo Comportamental Focada na Ruminação (RFCBT) e em um modelo de alfabetização emocional, os quais se concentram em observar a interação entre sentimentos e ações do pensamento. Para avaliações, foram realizados dois experimentos controlados, um com adolescentes e outro com universitários, analisados e autorizados pelo Comitê de Ética, bem como com base em protocolos e testes padronizados pela área de psicologia. Resultados: Chatbot Rumi para população brasileira que, após utilização, em se tratando de Ruminação, obteve uma diferença significativa em relação ao estado inicial dos adolescentes, com um p-value de 0,014, evidenciando uma diminuição desses sintomas. No que concerne aos universitários, houve uma diferença significativa para os sintomas de Ruminação, Ansiedade e Depressão, com um p-value menor que 0,05. Conclusão: Um chatbot com terapias psicológicas dirigido à estratégia de psicoeducação pode auxiliar a combater os sentimentos de ansiedade, depressão e ruminação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Delabrida, Zenith Nara Costa-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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