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dc.contributor.authorAnjos Júnior, José dos-
dc.date.accessioned2021-09-10T17:52:25Z-
dc.date.available2021-09-10T17:52:25Z-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationANJOS JÚNIOR, José dos. Teoria da modernidade e razão comunicativa em Habermas. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14576-
dc.description.abstractThe present paper is dedicated to Habermas’s theory of modernity, in particular as regards to the concepts of racionalization, reification and reason communicative. These concepts are devoloped from the Habermas’s critical reflection in dialogue with Max Weber and Georg Lukacs, considering these strongly constituted the link between theory of modernity and social theory. Reason whereby, to pursue the proposed aims, it will examined, especially the work “The theory of communicative action” (1981). Indeed, the Habermas’s theory of modernity, when face with Weber and Lukács, constitutes the research object this investigation, whose problem can be formulated as follows: how the Habermas’s theory of modernity provides the basis of his concept of communicative racionality? Weber understands the pathologies of modernity as “loss of meaning” and “loss of freedom, both resulting from the process of “social racionalization”. Lukács, in his appropriation and transformation of Weber, elaborates such pathologies under the concept of “reification”. Habermas, in turn, puts the problem in terms of “colonization of the life world” by social system. As Habermas attributes to both character unilateral analysis of time, by take in account only a narrow concept of rationality, he seeks to develop a diagnosis that encompasses the pathologies of the modernity in all its amplitude, offering like anwer the concept of communicative rationality. Thus, his theory of the modernity provides the diagnostic time, identifying the pathologies of modernity, whose therapy is task indicated to communicative racionality.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFilosofia alemãpor
dc.subjectCivilização modernapor
dc.subjectRacionalizaçãopor
dc.subjectRazãopor
dc.subjectJürgen Habermaspor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectReificaçãopor
dc.subjectRazão comunicativapor
dc.subjectModernityeng
dc.subjectRacionalizationeng
dc.subjectReificationeng
dc.subjectCommunicative actioneng
dc.titleTeoria da modernidade e razão comunicativa em Habermaspt_BR
dc.title.alternativeHabermas’s theory of modernity and communicative reasoneng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Everaldo Vanderlei de-
dc.description.resumoA investigação presente é dedicada à teoria habermasiana da modernidade, em particular, no que se refere aos conceitos de racionalização, de reificação e de razão comunicativa. Tais conceitos são desenvolvidos a partir da reflexão crítica de Habermas a propósito de Max Weber e Georg Lukács, dado que estes constituíram fortemente o vínculo entre a teoria da modernidade e a teoria da sociedade. Razão pela qual, para perseguir os objetivos propostos, será examinada, sobretudo, a "Teoria do agir comunicativo" (1981). Com efeito, a teoria habermasiana da modernidade, ao defrontar-se com Weber e Lukács, constitui o objeto de pesquisa deste trabalho, cujo problema pode ser assim formulado: de que maneira a teoria habermasiana da modernidade fornece as bases de seu conceito de racionalidade comunicativa? Weber entende as patologias da modernidade em termos de “perda de sentido” e “perda da liberdade”, ambas decorrentes do processo de “racionalização social”. Lukács, em sua apropriação e transformação de Weber, elabora tais patologias sob o conceito de "reificação”. Habermas, por sua vez, põe o problema em termos de “colonização do mundo da vida” pelo sistema social. À medida que Habermas atribui aos dois primeiros o caráter de análise unilateral, por levarem em consideração somente o conceito restrito de racionalidade, ele busca desenvolver um diagnóstico que abarque as patologias da modernidade em toda a sua amplitude, oferecendo como resposta o peculiar conceito de racionalidade comunicativa. Deste modo, a teoria da modernidade fornece o diagnóstico de época, identificando as patologias da modernidade, cuja terapia é tarefa assinalada à racionalidade comunicativa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

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