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dc.contributor.authorRodrigues, Dayse Lima-
dc.date.accessioned2021-09-13T16:33:13Z-
dc.date.available2021-09-13T16:33:13Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Dayse Lima. A relação discente no processo de busca em fontes de informação da Biblioteca do Sertão (BISER/UFS) relacionado ao uso da aprendizagem de metodologias ativas na UFS – Campus Sertão. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14585-
dc.description.abstractTraditional classes represent a form of teaching that is still very visible in the various existing Universities, allowing the teacher to be active in conducting the taught content, leaving students in a more passive position. The arrival of Active Methodologies represents a significant change in the way these students learn, making them more responsible for their own learning. The search for information linked to new teaching methodologies awakens in the students a need for research that is effective, causing in them different feelings in the face of confusion in not knowing which way to go until the arrival of these sources of information. The work aims to identify how the six dimensions of the ISP model of researcher Carol Kuhlthau are characterized in relation to the information-seeking behavior of 1st and 2nd cycle students at the Federal University of Sergipe-Campus do Sertão, which has its curriculum focused on this new teaching and learning method. Through descriptive and bibliographical research with application of questionnaires, it is possible to verify which sources are most used by them; if teachers participate in this search process, identify what feelings exist in the process and find out how well their information skills are developed in relation to the use of informational and technological resources present in the BISER- Biblioteca do Sertão. The results obtained show that students have greater difficulties associated with Active Methodology, since they have been accustomed to the traditional teaching method for many years, having their first contact with Active Methodology when entering graduation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectBiblioteca do Sertão (BISER/UFS)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectUFS Campus Sertãopor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectMétodos de aprendizagempor
dc.subjectProblem based learningeng
dc.subjectInformation competenceeng
dc.subjectLearning methodseng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.titleA relação discente no processo de busca em fontes de informação da Biblioteca do Sertão (BISER/UFS) relacionado ao uso da aprendizagem de metodologias ativas na UFS – Campus Sertãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoAs aulas tradicionais representam uma forma de ensino ainda muito visível nas diversas Universidades existentes, permitindo que o professor se faça atuante na condução do conteúdo ministrado, deixando os alunos numa posição mais passiva. A chegada das Metodologias Ativas representa uma mudança significativa na forma de aprender desses alunos, tornando-os mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado. A busca pela informação atrelada a novas metodologias de ensino desperta nos alunos uma necessidade de pesquisa que seja eficaz, provocando neles diversos sentimentos diante da confusão em não saber qual caminho percorrer até a chegada dessas fontes de informações. O trabalho objetiva identificar como as seis dimensões do modelo ISP da pesquisadora Carol Kuhlthau se caracterizam frente ao comportamento de busca da informação nos alunos do 1º e 2º ciclo da Universidade Federal de Sergipe- Campus do Sertão, que possui sua grade curricular voltada a esse novo método de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa descritiva e bibliográfica com aplicação de questionários é possível verificar quais as fontes mais utilizadas por eles; se os professores participam nesse processo de busca, identificar quais os sentimentos existentes no processo e averiguar o quão estão desenvolvidas as suas competências em informação em relação ao uso dos recursos informacionais e tecnológicos presentes na BISER- Biblioteca do Sertão. Os resultados obtidos apontam que os alunos possuem maiores dificuldades associadas a Metodologia Ativa, uma vez que vieram por muitos anos acostumados ao método de ensino tradicional, tendo o seu primeiro contato com a Metodologia Ativa ao ingressar na graduação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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