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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Gilvan Silva dos-
dc.date.accessioned2021-10-19T01:09:02Z-
dc.date.available2021-10-19T01:09:02Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationSantos, José Gilvan Silva dos. O ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracaju. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14659-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectCoordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD)por
dc.subjectCentro de Apoio Pedagógico (CAP)por
dc.titleO ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Mackely Ribeiro-
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade descrever o processo do ensino de música na Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD), conhecida popularmente por Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP), que oferece atendimento especializado a pessoas cegas e de baixa visão em Aracaju. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa composta por um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. No levantamento bibliográfico foi investigada a deficiência visual, em que apresento um breve histórico e informações básicas sobre a deficiência citada, bem como o surgimento do CAP no Brasil e em Aracaju, mostrando a sua relevância para as pessoas cegas e de baixa visão, além de abordar o funcionamento do Sistema Braille e o papel da Musicografia Braille no ensino de música. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com professores, funcionários e alunos da referida instituição buscando conhecer melhor o COEPD/CAP, o perfil dos alunos, as metodologias aplicadas nas aulas de música, com destaque ao trabalho desenvolvido pela professora Teresa Criscuolo, e a importância da música como meio de inclusão do deficiente visual na sociedade. Diante disso, pude concluir que, tanto o método de ensinar música de ouvido, quanto o da Musicografia Braille são importantes para a formação do músico cego e que a junção dos dois torna esse músico mais completo.pt_BR
dc.publisher.departmentDMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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