Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, José Gilvan Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T01:09:02Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T01:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.citation | Santos, José Gilvan Silva dos. O ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracaju. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14659 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD) | por |
dc.subject | Centro de Apoio Pedagógico (CAP) | por |
dc.title | O ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracaju | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Mackely Ribeiro | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade descrever o processo do ensino de música na Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD), conhecida popularmente por Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP), que oferece atendimento especializado a pessoas cegas e de baixa visão em Aracaju. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa composta por um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. No levantamento bibliográfico foi investigada a deficiência visual, em que apresento um breve histórico e informações básicas sobre a deficiência citada, bem como o surgimento do CAP no Brasil e em Aracaju, mostrando a sua relevância para as pessoas cegas e de baixa visão, além de abordar o funcionamento do Sistema Braille e o papel da Musicografia Braille no ensino de música. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com professores, funcionários e alunos da referida instituição buscando conhecer melhor o COEPD/CAP, o perfil dos alunos, as metodologias aplicadas nas aulas de música, com destaque ao trabalho desenvolvido pela professora Teresa Criscuolo, e a importância da música como meio de inclusão do deficiente visual na sociedade. Diante disso, pude concluir que, tanto o método de ensinar música de ouvido, quanto o da Musicografia Braille são importantes para a formação do músico cego e que a junção dos dois torna esse músico mais completo. | pt_BR |
dc.publisher.department | DMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose_Gilvan_Silva_Santos.pdf | 7,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.