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dc.contributor.authorLima, Derivaldo-
dc.date.accessioned2021-10-21T00:43:21Z-
dc.date.available2021-10-21T00:43:21Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationLima, Derivaldo. Formação de usuários em bibliotecas universitárias : um estudo descritivo no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBI/UFS). São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14667-
dc.description.abstractThis research aimed to identify and characterize the activities aimed at training users developed by SIBI/UFS. This study is characterized as a descriptive research, with a qualitative and quantitative approach. For data collection, the instrument used was the application of a questionnaire through the google docs tool, with 10 closed (multiple choice) and open questions, whose themes were the participation of information professionals from the libraries of BICEN, BICAL, BILAG and BISAU. The results presented the main activities of SIBI/UFS, its frequency, the main challenges faced by professionals in the planning and execution of user education activities. For that, the following activities were identified: capacity building of Portal CAPES, awareness campaigns for preservation and conservation of the collection, exhibition of books, indications of literary works, reception of freshmen, course of standardization of academic works by ABNT, research assistance; database training, lectures on plagiarism, exhibits, educational posts against fake news. Among the main challenges found in the research is the importance of creating ways to attract the user's attention, the lack of financial resources, the need for improvements in structure and technology, the need to standardize activities in the pedagogical plan, technology barriers, even the need for more professionals in some libraries. It is concluded that the main challenges faced by librarians, when talking about the planning and execution of activities related to user education, are associated with problems with the use of technology and the concern with efficient means of communication of the activities performed for the user.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectFormação do usuáriopor
dc.subjectSistema de Bibliotecas (SIBIUFS)por
dc.subjectUser trainingeng
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectSistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS)por
dc.titleFormação de usuários em bibliotecas universitárias : um estudo descritivo no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBI/UFS)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernando Bittencourt dos-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar e caracterizar as atividades voltadas para a formação de usuários desenvolvidas pelo Sistema de Bibliotecas da UFS (SIBI/UFS). O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a aplicação um questionário elaborado pela plataforma do Google formulários, composto por 10 perguntas fechadas e abertas, a qual teve como sujeitos a participação dos profissionais da informação das bibliotecas: BICEN, BICAL, BILAG e BISAU. Os resultados apresentaram as principais atividades no SIBI/UFS, sua periodicidade, os principais desafios enfrentados pelos profissionais no planejamento e execução das atividades de formação do usuário. Sendo assim, identificaram-se as seguintes atividades: treinamentos do Portal da CAPES, campanhas de conscientização de preservação e conservação do acervo, exposições de livros, indicações de obras literárias, acolhimento dos calouros, curso de normatização de trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT, assessoria de pesquisa; treinamento em bases de dados, palestras sobre plágio, exposições, postagens educativas de combate à Fake News. Dentre os principais desafios apurados na pesquisa, têm-se a importância de criar diferentes meios de atrair a atenção do usuário, a falta de recursos financeiros, a necessidade de melhorias da estrutura e da tecnologia, a necessidade de normatização das atividades no plano pedagógico, barreiras tecnológicas, até mesmo a necessidade de contratação de mais profissionais, em algumas bibliotecas. Conclui-se que os principais desafios constatados enfrentados pelos bibliotecários, ao se falar de planejamento e execução das atividades, relacionadas à formação do usuário, estão associados a problemáticas com o uso da tecnologia e a preocupação de meios de comunicação eficientes das atividades realizadas para o usuário.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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