Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Izabella de Almeida-
dc.date.accessioned2021-10-31T00:07:01Z-
dc.date.available2021-10-31T00:07:01Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Izabella de Almeida. Percepção de gestores escolar sobre a dislexia e a fonoaudiologia educacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14703-
dc.description.abstractIntroduction: Dyslexia is a specific learning disorder related to written language, of neurological origin. According to the Brazilian Dyslexia Association, 5% to 17% of the world's population is affected by dyslexia. And it is in school that most cases of dyslexia appear, since it is the environment of literacy, in which the student needs to make relations like phoneme-grapheme, relating the sound to the spelling. Thus, the objective of the present study was to investigate the knowledge of school managers about dyslexia and educational speech pathology. Methods: The study was attended by 18 managers from three public schools in the interior of Sergipe, nine of whom were female and nine were male, who became available to participate in the study through the signing of a free and informed consent form. A semistructured questionnaire was then applied, containing questions on dyslexia and educational speech therapy. Results: Of the 18 participants, 14 (78%) reported knowing about dyslexia, however, (7) 50% presented incomplete responses, and (7) 50% gave incoherent responses. With respect to Educational Speech-Language Pathology, only (4) 22% reported knowing the speech-language pathologist's performance in school. Conclusion: The study made it possible to investigate the lack of knowledge of school managers regarding the themes. In the same way that it verified the need to create mechanisms that aim at the continuous formation of the managers, thus, to facilitate the identification of the learning disorder of reading and writing, aiming at the early intervention, being able to avoid greater losses.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectPercepção auditivapor
dc.subjectDiretores escolarespor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectSpeech Therapyeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectManagerseng
dc.titlePercepção de gestores escolar sobre a dislexia e a fonoaudiologia educacionalpt_BR
dc.title.alternativePerception of school managers on dyslexia and speech therapy in schooleng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carlino, Fabiana Cristina-
dc.description.resumoIntrodução: A dislexia é um distúrbio específico da aprendizagem relacionado a linguagem escrita, de origem neurológica. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, 5% a 17% da população mundial é atingida pela Dislexia. E é na escola que, a maioria dos casos de dislexia aparecem, visto que é o ambiente de alfabetização, em que o aluno necessita fazer relações como fonema-grafema, relacionando o som à grafia. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento de gestores escolares sobre a dislexia e a fonoaudiologia educacional. Método: Participaram do estudo 18 gestores, de 3 escolas da rede pública de ensino do interior de Sergipe, sendo nove do gênero feminino e 9 do gênero masculino, que se disponibilizaram a participar do estudo por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Em seguida foi aplicado um questionário semiestruturado, contendo questões sobre dislexia e fonoaudiologia educacional. Resultados: Dos 18 participantes, 14 (78%) relataram conhecer sobre a dislexia, porém, (7) 50% apresentaram respostas incompletas, e (7) 50% deram respostas incoerentes. Com relação a Fonoaudiologia Educacional, apenas (4) 22% relataram conhecer a atuação do Fonoaudiólogo em âmbito escolar. Conclusão: O trabalho possibilitou investigar a carência de conhecimento dos gestores escolares com relação aos temas. Da mesma forma que verificou a necessidade de criar mecanismos que visem à formação de forma continua dos gestores, podendo assim, facilitar a identificação do distúrbio de aprendizagem de leitura e escrita, visando a intervenção precoce, podendo assim evitar maiores prejuízos.pt_BR
dc.publisher.departmentDFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localLagartopt_BR
Aparece nas coleções:Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABELLA_DE_ALMEIDA_OLIVEIRA.pdf396,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.