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dc.contributor.authorRocha, Eduardo Marcelo Silva-
dc.date.accessioned2021-11-03T17:54:10Z-
dc.date.available2021-11-03T17:54:10Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationROCHA, Eduardo Marcelo Silva. República dos assassinos: o esquadrão da morte carioca no cinema. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14717-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectRepública dos assassinos (Filme)por
dc.subjectEsquadrão da mortepor
dc.subjectPolíciapor
dc.subjectViolênciapor
dc.titleRepública dos assassinos: o esquadrão da morte carioca no cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas Junior, Hamilcar Silveira-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo desvelar o quanto o cinema conseguiu, por meio de imagens e sons, expressar todas as contradições da sociedade brasileira dos anos 1960/1970 e suas relações com a violência social e institucional, notadamente expressa nos Esquadrões da Morte. Nas relações entre indivíduos e as lides com a violência, os estereótipos de masculinidade e heterossexualidade. O filme República dos assassinos foi utilizado como recorte para tal intento, mediante uma análise fílmica do tipo poética. Para tanto, fizemos um apanhando sobre o processo de formação do Estado à partir das ideias contratualistas até a discussão moderna que atenta para incapacidade de estados assegurarem a cidadania, passamos pela importância da violência estatal em Weber, para expor após a história das polícias. A história da polícia brasileira também foi tratada no capítulo seguinte, para introduzirmos os Esquadrões da Morte. Entender do cinema policial brasileiro e trazer os filmes relacionados aos esquadrões é o passo seguinte. Para finalmente focar na análise poética do Filme ―República dos assassinos‖. Assim foi é possível observar de como o gênero policial transitou ao longo de sua história até que, nos anos 1960 e 1970, representasse as contradições da sociedade brasileira e ilustrasse a violência social e o apoio aos esquadrões da morte.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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