Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Erica Andrade de-
dc.date.accessioned2021-11-08T12:31:56Z-
dc.date.available2021-11-08T12:31:56Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationJESUS, Erica Andrade de. Aracaju na primeira metade do século XX : operariado feminino e história local. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14722-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze aspects of the female working class trajectory during the first half of the twentieth century. The results made it possible to make connections between the history of the Industrial district, from the city of Aracaju and the State of Sergipe, allowing for the inclusion of local History, in the History lessons of Basic Education, through teaching sequences. The methodological approach consisted of the literature review, analysis of the literary work "The Corumbas," the rescue of journalistic reports of the following journals: Sergipe – Jornal, Gazeta Socialista and O Estado de Sergipe; visits to the Industrial District to the headquarters of Confiança Sport Association to the Public Archive of the State of Sergipe and to the Historical and Geographical Institute of Sergipe. Our theoretical references were, the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394/96), the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for the understanding of themes related to education. To understand the issues related to the female working class, we used the works of Matos; Borelli (2012), Rago (1987), Soihet (2012) and Perrot (2006) and for Local History our theoretical contributions were the researches of Samuel (1990), Fonseca (2006) and Zarbato (2018). Through this work, we observe that the entry of Sergipe female workers into the productive market during the first half of the 20th century brought significant advances for women at the time, enabling them to new fields of activity. However, old problems continued to exist, such as sexual and moral harassment, pay gap between men and women and double working hours, inside and outside the home. We believe that this work can, through the rescue of the trajectory of the female working class, enable the approximation of the Local History of teachers and students, expanding the notions of citizenship and belonging, contributing for them to recognize themselves as historical subjects.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectMulherespor
dc.subjectEmpregopor
dc.subjectOperariado femininopor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectFemale working classeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.titleAracaju na primeira metade do século XX : operariado feminino e história localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Paulo Heimar-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar aspectos da trajetória do operariado feminino durante a primeira metade do século XX. Os resultados encontrados possibilitaram fazer conexões entre a História do Bairro Industrial, da cidade de Aracaju e do Estado de Sergipe, ensejando a inserção da História Local, nas aulas de História da Educação Básica, por meio de sequências didáticas. O percurso metodológico compreendeu a revisão bibliográfica, a análise da obra literária “Os Corumbas”, o resgate de matérias jornalísticas dos seguintes periódicos: Sergipe – Jornal, Gazeta Socialista e O Estado de Sergipe; visitas ao Bairro Industrial à Sede da Associação Desportiva Confiança, ao Arquivo Público do Estado de Sergipe e ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Os nossos referenciais teóricos foram, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a compreensão dos temas relativos à educação. Para a compreensão das questões relativas ao operariado feminino utilizamos os trabalhos de Matos; Borelli (2012), Rago (1987), Soihet (2012) e Perrot (2006) e para a História Local os nossos aportes teóricos foram as pesquisas de, Samuel (1990), Fonseca (2006) e Zarbato (2018). Através deste trabalho observamos que o ingresso do operariado feminino sergipano no mercado produtivo durante a primeira metade do século XX, trouxe avanços significativos para as mulheres da época, possibilitando-lhes novos campos de atuação. Porém, antigos problemas continuaram a existir como, por exemplo, o assédio sexual e moral, as disparidades salariais entre homens e mulheres e a dupla jornada de trabalho, dentro e fora do lar. Acreditamos que este trabalho poderá, através do resgate da trajetória do operariado feminino, possibilitar a aproximação da História Local dos professores e alunos, ampliando as noções de cidadania e de pertencimento, contribuindo para que estes se reconheçam enquanto sujeitos históricos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA_ANDRADE_JESUS.pdf5,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ERICA_ANDRADE_JESUS-CadernoSeqDidaticas.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.