Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Lúcio Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T13:20:37Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10T13:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lúcio Silva dos. Memórias da minha terra : abordagem de ensino de história local em escolas do município de Crisópolis (BA). 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14728 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a proposal for a local history approach in the History Teaching of basic education, eighth/ninth grade Middle School, in the Crisópolis Public School. Crisópolis is one of the 417 cities of the Bahia state, Brazil, and it is based on the historical origin of the Antônio Conselheiro's pilgrimages through the northeast backlands of the 1880s. At Dendê farm, which gave origin to the town of Crisópolis, Conselheiro erected the Church of Bom Jesus, the main material property of the town's culture.The research follows the following steps and procedures: discussions and perspectives on the approach to local history in the area of History teaching; document search and guidelines regarding the teaching of local history content; diagnostic of the teaching and/or indication of local history in curricula and/or teaching practice of History teachers in the town; A list of sources related to the history of Crisópolis, writing about historical aspects of this town; making a product to approach local history in schools in the town of Crisópolis. This investigation took into consideration the importance of the approach of local history and of daily life for the teaching-learning process as important dimensions for the formation of identities and belonging of the students.The idea is to give the opportunity to the students to perceive their relationship with the historical process, acting as historical subjects, as well as stimulate them to feel part of the history and place where they live. Understanding that each person brings individually a part of knowledge acquired in the course of his life, this way, from the student's previous knowledge, in particular, what they knows about their place it will be possible to the students understand better your regional, national and universal history, thus, they will be unable to get significant learning and contributing to the citizens formation. Therefore, based on the results diagnosed in this search, in the Crisópolis town, a didactic material focused on local history will be produced, a workbook with didactic sequences in digital and printed format to be used by teachers and students. Thus, for the composition of the workbook were searched not only a survey of bibliographic references but also oral expression memories written and iconographic. It provides didactic support for the History Teacher, as well as information and sources for teaching and learning based on historical aspects of Crisópolis town, and highlights three themes of local history: memory places; characters from my land; events and festivities. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | História local | por |
dc.subject | Bahia | por |
dc.subject | Crisópolis (BA) | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Pertencimento | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Local story | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Belonging | eng |
dc.subject | Significant learning | eng |
dc.title | Memórias da minha terra : abordagem de ensino de história local em escolas do município de Crisópolis (BA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Conceição, Joaquim Tavares da | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma proposta de abordagem da história local no ensino de História do Ensino Fundamental (anos finais) da Educação Básica, em escolas públicas do Município de Crisópolis. Crisópolis é um dos 417 municípios do estado da Bahia, e alicerça a sua origem histórica nos fatos que norteiam as peregrinações de Antônio Conselheiro pelo sertão nordestino na década de 1880. Na Fazenda Dendê, que deu origem ao município de Crisópolis, o Conselheiro erigiu a Igreja do Bom Jesus, principal bem material da cultura da cidade. A pesquisa segue as seguintes etapas e procedimentos: discussões e perspectivas da abordagem da história local na área de Ensino de História; levantamento de documentos e diretrizes a respeito do ensino de conteúdos de história local; diagnóstico do ensino e/ou indicações de conteúdos de história local em currículos e/ou na prática de ensino de professores de História do município; levantamento de fontes a respeito da história de Crisópolis, produção de escrita de aspectos históricos desse município; elaboração de produto para abordagem da história local em escolas do Município de Crisópolis. A investigação levou em consideração a importância da abordagem de história local e do cotidiano para o processo de ensino-aprendizagem como dimensões importantes para a formação de identidades e pertencimento dos estudantes. A ideia é fomentar aos estudantes a oportunidade de perceberem sua relação com o processo histórico, estimulando-os a sentirem-se parte da história do lugar onde vivem, atuando como sujeitos históricos. Compreendemos que cada sujeito traz consigo uma gama de conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, desta forma partindo dos conhecimentos prévios do aluno, em especial do que ele sabe sobre o seu lugar, será possível compreender melhor a história regional, nacional e universal, favorecendo assim uma aprendizagem significativa, e contribuindo para a formação de cidadãos. A partir dos resultados diagnosticados no município de Crisópolis, foi realizada a produção de material didático voltado para a história local, mais precisamente, um caderno de atividades com sequências didáticas em formato digital e impresso, para a utilização por professores e estudantes. Para a composição do produto, além do levantamento de referências bibliográficas, foram levantadas fontes orais (memórias de expressão oral), escritas e iconográficas. O material deverá oferecer um suporte didático para o professor de História, informações e fontes para o ensino e aprendizagem de aspectos históricos do município de Crisópolis, destacando três eixos ou temas da história local: lugares de memórias; personagens da minha terra; acontecimentos e festividades. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIO_SILVA_SANTOS .pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.