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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Biblioteca escolar : análise qualitativa na BDTD de uma década de produção de conhecimento nas áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras (2010-2020)
Autor(es): Correia, Érica Mariza
Data do documento: 20-Out-2021
Orientador: Fialho, Janaina
Resumo: A presente dissertação destaca a biblioteca escolar como espaço essencial para a construção do saber, para o acesso à informação e para a melhoria da qualidade do ensino, por intermédio do incentivo à leitura, à pesquisa, ao letramento e ao desenvolvimento crítico e interpretativo de cada educando, o qual já é possuidor de saberes e experiências intrínsecas. Aponta como problema de pesquisa: Como as dissertações e teses das áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras apresentam a temática da biblioteca escolar? Para tanto, o objetivo geral é apresentar o estado da arte da temática da biblioteca escolar nas referidas áreas do conhecimento, tendo como ponto de corte a Lei nº 12.244/2010. Como objetivos específicos estão: demonstrar os benefícios da biblioteca escolar no contexto da aprendizagem nas áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras; desenvolver uma cartilha de orientação para os professores dos cursos de Educação e Letras da Universidade Federal de Sergipe; e replicar e promover a divulgação da cartilha, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores sobre o potencial da biblioteca escolar na aprendizagem. Essa promoção difunde, assim, o papel benéfico da biblioteca escolar no processo de desenvolvimento do letramento informacional, além de destacá-la como um espaço enriquecedor e promotor de uma aprendizagem mais significativa e com potencial de tornar a educação mais igualitária. A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa, além de ser bibliográfica e descritiva, a qual apresenta o estado da arte sobre a temática da biblioteca escolar na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2020. A confecção da cartilha é o produto final do mestrado profissional sobre a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem, a qual será disponibilizada aos docentes dos Departamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe, e para os docentes do Colégio de Aplicação, pertencente à mesma instituição. O acesso às bibliotecas, desde cedo, torna os indivíduos mais autônomos e protagonistas da sua própria aprendizagem e, deste modo, amplia o aspecto cultural, social e humano inerente a todo indivíduo, o qual precisa saber lidar com a complexidade da existência. Conclui-se, então, que o letramento do cidadão pela leitura o torna adaptável ao aprendizado ao longo da vida, além de um leitor crítico das diversas práticas sociais, sendo ativo e desenvolvendo-se para além do âmbito escolar. Por fim, faz-se necessário ampliar estudos futuros na temática da biblioteca escolar, visto que se mostrou significativa e que requer maior visibilidade perante as diferentes áreas do conhecimento.
Abstract: This dissertation highlights the library as an essential space to construct knowledge, to access information, and to improve the quality of teaching, by encouraging reading, research, literacy and the critical and interpretative development of each student, which already possesses intrinsic knowledge and experiences. As its research problem, it poses the question: How do the dissertations and theses of the areas of Information Science, Education and Modern Languages present the theme of the school library?. For that, the general objective is to present the state of the art of the school library theme in these areas of knowledge, having as a guideline the Law nº 12.244/2010. As specific objectives are: to demonstrate the benefits of the school library in the context of learning in the areas of Information Science, Education and Modern Languages; to develop an orientation booklet for the faculty of the Education and Letters courses at Federal University of Sergipe; and to promote the booklet dissemination, with the aim of expanding teachers' knowledge about the school library potential into learning. This promotion thus diffuses the school library's beneficial role in the process of information literacy, besides highlighting it as an enriching and welcoming space that makes learning increasingly significant and makes education a more egalitarian process. The research takes on a qualitative approach, besides being bibliographic and descriptive, presenting the state of the art in the subject of the school library available on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations from 2010 to 2020. The booklet production is the final product of this professional master’s degree, which will be made available to the Education and Human Sciences Center´s departments in the Federal University of Sergipe, as well as to the Application School teachers, which is linked to the same university. Access to libraries, from an early age, makes individuals more autonomous and protagonists of their own learning. In this way, it expands the cultural, social and human aspect inherent to every human being, who needs to know how to deal with the complexity of life. Then, further studies on the subject are necessary, since this research shows that the school library is indeed significant and requires bigger visibility in the different areas of knowledge.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Ciência da informação
Educação
Letras
Biblioteca escolar
Letramento informacional
School library
Information science
Education
Modern languages
Information literacy
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: CORREIA, Érica Mariza. Biblioteca escolar : análise qualitativa na BDTD de uma década de produção de conhecimento nas áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras (2010-2020). 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14734
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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