Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Themyres Gabriele Santos-
dc.date.accessioned2021-12-02T16:20:05Z-
dc.date.available2021-12-02T16:20:05Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Themyres Gabriele Santos. A percepção dos professores sobre as atividades fisicamente ativas: uma pesquisa de implementação da intervenção do Projeto Erguer/Aracaju. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14838-
dc.description.abstractThis implementation research aims to analyze the perception of teachers participating in the Project ERGUER/Aracaju regarding the feasibility physically active activities. The intention is to contribute to the Project ERGUER/Aracaju, which started a longitudinal intervention (from 2018 to 2021) to monitor the effect of physically active activities on sedentary behavior, cognitive and academic performance in students who participate in them. The intervention consists of carrying out teaching activities in movements and learning in movements. The research takes place in a municipal school in Aracaju city, Sergipe state. In this school, it was formed an intervention group and a control group. Through this research, it is specifically proposed to identify the obstacles perceived by teachers for the implementation of physically active activities; identify the opportunities perceived by teachers to insert more body movement for students in teaching and learning process; categorize the factors (un)favorable to implementation, as well as analyze the suggestions given by professionals regarding the continuation of the Project ERGUER/Aracaju. The sample is composed of three intervention teachers from the third grade in 2019 school year. The data were collected through semistructured interviews, recorded conversations on WhatsApp and notes in the field diary. For the treatment and analysis of the data, it was used the MAXQDA software. The results indicate the lack of time to plan, prepare and execute the activities. It was also found that the teachers’ insecurity and lack of knowledge about the effectiveness of the activities were factors that made difficult the inclusion of more movement in the classroom. As factors that favor the intervention, it is revealed the autonomy maintained by the teachers regarding their didactic and methodological choices, as well as the positive perceptions about the well-being of the students and their social capacities.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação - estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem ativa - Aracajupor
dc.subjectEducação pelo movimentopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino - meios auxiliarespor
dc.subjectPesquisa educacionalpor
dc.subjectImplementation researcheng
dc.subjectPhysically active activitieseng
dc.subjectTeacherpor
dc.titleA percepção dos professores sobre as atividades fisicamente ativas : uma pesquisa de implementação da intervenção do Projeto Erguer/Aracajupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmitz, Heike-
dc.description.resumoEsta pesquisa de implementação objetiva analisar a percepção dos professores participantes do Projeto ERGUER/Aracaju a respeito da exequibilidade de atividades fisicamente ativas. O intuito é contribuir com o Projeto ERGUER/Aracaju, que iniciou uma intervenção longitudinal (2018-2021) para acompanhar o efeito das atividades fisicamente ativas no comportamento sedentário, no desempenho cognitivo e no desempenho acadêmico em alunos que participam delas. A intervenção consiste na realização de atividades de ensino em movimento e de aprendizagem em movimento. A pesquisa acontece em uma escola da rede municipal de Aracaju/SE. Nessa escola, foram formados um grupo de intervenção e um grupo de controle. Por meio desta pesquisa, propõe-se, especificamente, identificar os obstáculos percebidos pelos professores para a implementação das atividades fisicamente ativas; identificar as oportunidades percebidas pelos professores na inserção de mais movimento corporal do aluno no processo de ensino e aprendizagem; categorizar os fatores (des)favoráveis à implementação, assim como analisar as sugestões dadas pelos profissionais a respeito da continuação do Projeto ERGUER/Aracaju. A amostra é composta por três professoras de intervenção do terceiro ano do ensino fundamental do ano letivo de 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, conversas registradas no WhatsApp e anotações no diário de campo. Para o tratamento e a análise dos dados, utilizou-se o software MAXQDA. Os resultados indicam a falta de tempo para planejar, preparar e executar as atividades. Como barreiras à implementação das atividades, constatou-se também a insegurança e a falta de conhecimento das professoras quanto à eficácia das atividades. Como fatores que favorecem a intervenção, por sua vez, se revela a autonomia mantida pelas professoras a respeito das suas escolhas didáticas e metodológicas, bem como as percepções positivas quanto ao bem-estar dos alunos e das suas capacidades sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Roberto Jerônimo dos Santos-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THEMYRES_GABRIELE_SANTOS_ALMEIDA.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.