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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araujo, Raul Marx Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T16:12:04Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T16:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Raul Marx Rabelo. Cinema-Educação: alteridade, criação, experiência, emancipação e ética. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14844 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola - Sergipe | por |
dc.subject | Núcleo interdisciplinar de cinema e educação | por |
dc.title | Cinema-Educação : alteridade, criação, experiência, emancipação e ética | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Marcos Ribeiro de | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga as múltiplas significações do encontro entre cinema e educação através de dois anos de atividades junto ao Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE), projeto de inserção social do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O intuito foi estabelecer uma aproximação com os agentes que constroem a escola, compreendendo a prática na instituição em sua diversidade e nos arriscando em possíveis reflexões do encontro entre cinema, estudantes, professores e a escola. Além disso, busco estabelecer uma análise capaz de observar a inserção do pesquisador no campo, já que as atividades foram além da observação participante. Em um primeiro momento, apresento a trajetória da pesquisa e os procedimentos metodológicos e da produção dos dados. No segundo capítulo, apresento uma reflexão sobre a instituição escolar evidenciando aspectos político-pedagógicos que potencializam o papel emancipador do cinema, além de refletir sobre o cinema dentro dessa configuração. Em um terceiro momento, faço uma retrospectiva histórica das políticas públicas, projetos e debates em torno do cinema e educação, do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) na década de 1930 até a lei 13.006 de 2014, a fim de compreender a tradição pedagógica do cinema no Brasil. Por último, trago reflexões, fruto do encontro com diversas inteligências, de várias novidades, que são as pessoas e de várias expressões de inteligências, que são os filmes. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Farias, Ana Ângela | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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