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dc.contributor.authorAraujo, Raul Marx Rabelo-
dc.date.accessioned2021-12-07T16:12:04Z-
dc.date.available2021-12-07T16:12:04Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.citationARAUJO, Raul Marx Rabelo. Cinema-Educação: alteridade, criação, experiência, emancipação e ética. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14844-
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola - Sergipepor
dc.subjectNúcleo interdisciplinar de cinema e educaçãopor
dc.titleCinema-Educação : alteridade, criação, experiência, emancipação e éticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Marcos Ribeiro de-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as múltiplas significações do encontro entre cinema e educação através de dois anos de atividades junto ao Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE), projeto de inserção social do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O intuito foi estabelecer uma aproximação com os agentes que constroem a escola, compreendendo a prática na instituição em sua diversidade e nos arriscando em possíveis reflexões do encontro entre cinema, estudantes, professores e a escola. Além disso, busco estabelecer uma análise capaz de observar a inserção do pesquisador no campo, já que as atividades foram além da observação participante. Em um primeiro momento, apresento a trajetória da pesquisa e os procedimentos metodológicos e da produção dos dados. No segundo capítulo, apresento uma reflexão sobre a instituição escolar evidenciando aspectos político-pedagógicos que potencializam o papel emancipador do cinema, além de refletir sobre o cinema dentro dessa configuração. Em um terceiro momento, faço uma retrospectiva histórica das políticas públicas, projetos e debates em torno do cinema e educação, do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) na década de 1930 até a lei 13.006 de 2014, a fim de compreender a tradição pedagógica do cinema no Brasil. Por último, trago reflexões, fruto do encontro com diversas inteligências, de várias novidades, que são as pessoas e de várias expressões de inteligências, que são os filmes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Farias, Ana Ângela-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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