Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Couto, Leda Regina de Jesus | - |
dc.contributor.author | Santos Filho, Agnaldo Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T17:54:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T17:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, L. R. J.; SANTOS FILHO, A. P. Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 184-191. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | por |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Identidades | por |
dc.subject | Decolonialidade | por |
dc.title | Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é formada por sujeitos de direito, oriundos das camadas mais pobres da sociedade, que tiveram os seus direitos sociais, políticos e econômicos negados. Neste contexto, (re)conhecer o perfil das pessoas da EJA é importante para se garantir uma educação que atenda às especificidades desta modalidade de ensino. Considerando os desafios para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na EJA, este estudo tem por objetivo traçar o perfil dos jovens e adultos da EJA de uma escola pública estadual do Recôncavo Baiano, assim como, discutir metodologias de ensino pautadas numa perspectiva decolonial, intercultural crítica e reflexiva. O estudo foi realizado no primeiro trimestre do ano letivo de 2019, a partir do trabalho com o tema gerador “Who am I? 1”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, através de aplicação de questionário e observação da referida turma, bem como, a pesquisa bibliográfica para o trato dos dados. Conclui-se que se trata de um grupo sociocultural heterogêneo, formado de múltiplas identidades, gêneros, classes, culturas, localização geográfica e características étnico-raciais diversas, grupo este que a opressão e as dificuldades, bem como, a energia, vivacidade e vontade de vencer fazem parte do seu dia a dia, e estão presentes na forma como se relacionam no ambiente escolar e como constroem sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DecolonialidadeEJA.pdf | 756,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.