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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Kelly Cristina Torres de Barros-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:54:43Z-
dc.date.available2021-12-07T17:54:43Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, K. C. T. B. Falando com o mundo: um projeto de internacionalização de Belo Horizonte na confluência de saberes locais e globais. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 163-174.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14850-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021pt_BR
dc.subjectLetramentos críticospor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectPensamento decolonialpor
dc.titleFalando com o mundo: um projeto de internacionalização de Belo Horizonte na confluência de saberes locais e globaispt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo contribuir com uma formação em serviço que contemple aspectos dos Letramentos Críticos sob a perspectiva do pensamento decolonial como aporte teórico para práticas pedagógicas democráticas e inclusivas, que associem o ensino de inglês à construção da cidadania e justiça social. Como parte dos objetivos específicos, nos propomos a problematizar a influência das políticas públicas e das fundações privadas na formação de professores. A relevância da pesquisa justifica-se por questionar e debater as ideologias dominantes e socialmente constituídas nos cursos de formação continuada para professores de inglês, que, em sua maioria, institucionalizados por políticas públicas, continuam a perpetuar um modelo eurocêntrico de educação. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se em pressupostos dos Letramentos Críticos e do pensamento decolonial como alternativa para o ensino de inglês em um contexto global e local, em consonância com a definição de “glocal” proposta por Canagarajah (2005). Na contramão do pensamento eurocêntrico hegemônico, autores e pensadores como Pennycook (2007), Canagarajah (1999), (2005), Mignolo (2008) e Kumaravadivelu (2012) propõem alternativas para repensar a lógica do pensamento colonial dominante no ocidente. A metodologia da presente pesquisa é de cunho qualitativo, e apresenta um estudo de caso que abrange professores de inglês representantes das nove regionais de Belo Horizonte que já participaram em algum momento dos cursos de formação continuada do programa “Falando com o Mundo”. Para a geração de dados, utilizamos instrumentos como entrevistas, aplicação de questionários online e narrativas em áudios. Os resultados preliminares apontam para uma prevalência de agências e fundações internacionais em cursos de formação continuada de professores de inglês da PBH, contribuindo parcialmente para um arrefecimento por parte do professorado que não estabelece conexões com aspectos locais e regionais de sua comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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