Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Eliana Márcia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T17:54:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T17:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, W. F. A. R.; CARVALHO, E. M. S. O ensino da língua inglesa na perspectiva interdisciplinar. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 152-162. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14851 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.title | O ensino da língua inglesa na perspectiva interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino da Língua Inglesa numa perspectiva interdisciplinar com os professores de Inglês do DEAP – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico do município de Guanambi - BA. A interdisciplinaridade visa romper com as barreiras disciplinares e integrar as diversas áreas do conhecimento, respeitando a individualidade de cada disciplina. Além de relacionar saberes, ela busca a aproximação entre o teórico e o prático, entre o filosófico e o científico, entre ciências e humanidades, e entre ciência e tecnologia. Neste trabalho, pretende-se avaliar como a questão interdisciplinar pode promover uma aprendizagem significativa e favorecer o desenvolvimento integral dos educandos, ressignificando o ensino da disciplina. Assim, este estudo dialoga com os estudos de Ivani Fazenda (2008;2011) e Moita Lopes (2006), quando traz em si a questão da interdisciplinaridade com as diversas ciências, incluindo a linguística, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a historiografia, entre outras, e tomam esse objeto de estudo para agregar novas metodologias, novas abordagens, novos conhecimentos e outros aportes de discussão teórica e metodológica, que só vem a contribuir no processo de ensino da Língua Inglesa (LI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem de caráter etnográfico, aplicada na forma de pesquisa-ação, partindo do conceito que a fragmentação de disciplinas escolares é um problema para o avanço da aprendizagem significativa em nosso sistema educacional. Espera-se com esse estudo, que os professores de LI compreendam como deve ser o trabalho interdisciplinar, que utilizem estratégias para promoverem aulas inovadoras, atrativas e com maior significado para os educandos, a partir do trabalho interdisciplinar. Também, espera-se contribuir com a formação docente, pela valorização e construção de valores individuais e coletivos em relação ao tema, além de ampliar os valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências voltadas para os diversos conhecimentos que essa proposta pode possibilitar aos discentes. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoLinguaInglesa.pdf | 475,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.