Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Lucas Natan Alves dos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rodrigo Belfort | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T17:56:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T17:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, L. N. A.; GOMES, R. B. Idiomas Sem Fronteiras - inglês: algumas considerações sobre o desenvolvimento linguístico na UFS. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 119-130. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14854 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 | pt_BR |
dc.subject | Idiomas sem Fronteiras | por |
dc.subject | Internacionalização | por |
dc.subject | Desenvolvimento linguístico | por |
dc.title | Idiomas Sem Fronteiras - inglês: algumas considerações sobre o desenvolvimento linguístico na UFS | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o processo de globalização, a supressão das distâncias impostas pelo tempo e espaço (HALL, 2012) e as mudanças repentinas dos mercados e das tecnologias que afetam todos os países, é perceptível o aumento da interconectividade entre as instituições de ensino superior ao redor do mundo, o que leva as instituições de ensino superior (IES) a buscarem melhores índices de internacionalização, a partir da integração das dimensões internacional, intercultural e global no ensino superior (KNIGHT, 2003). Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), assim como na maioria das IES brasileiras, esse processo vem sendo facilitado e entrelaçado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que foi instaurado em 2012, e que, desde então, vem trabalhando a partir de ações de formação de professores e desenvolvimento linguístico da comunidade acadêmica, tendo sempre como foco a internacionalização. Levando esses aspectos em consideração, esse trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos do IsF-Inglês no que se refere ao reconhecimento do papel do programa para o desenvolvimento linguístico dos cursistas bem como do foco de internacionalização, perceptível ou não, nas aulas assistidas. Para tanto, buscou-se o levantamento de dados por meio de documentos oficiais, dados internos do IsF, além da aplicação de questionários junto à comunidade acadêmica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, inserida no campo interpretativista. Com a análise dos dados em andamento, os participantes da pesquisa sinalizaram a correlação entre a participação nos cursos do IsF e o desenvolvimento linguístico perceptível por eles, bem como a identificação das questões da internacionalização nas aulas do programa e a função do IsF no desenvolvimento de ações em prol da internacionalização da IES. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISFInglesUFS.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.