Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lucas Natan Alves dos-
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo Belfort-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:56:53Z-
dc.date.available2021-12-07T17:56:53Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationSANTOS, L. N. A.; GOMES, R. B. Idiomas Sem Fronteiras - inglês: algumas considerações sobre o desenvolvimento linguístico na UFS. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 119-130.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14854-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021pt_BR
dc.subjectIdiomas sem Fronteiraspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopor
dc.titleIdiomas Sem Fronteiras - inglês: algumas considerações sobre o desenvolvimento linguístico na UFSpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoCom o processo de globalização, a supressão das distâncias impostas pelo tempo e espaço (HALL, 2012) e as mudanças repentinas dos mercados e das tecnologias que afetam todos os países, é perceptível o aumento da interconectividade entre as instituições de ensino superior ao redor do mundo, o que leva as instituições de ensino superior (IES) a buscarem melhores índices de internacionalização, a partir da integração das dimensões internacional, intercultural e global no ensino superior (KNIGHT, 2003). Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), assim como na maioria das IES brasileiras, esse processo vem sendo facilitado e entrelaçado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que foi instaurado em 2012, e que, desde então, vem trabalhando a partir de ações de formação de professores e desenvolvimento linguístico da comunidade acadêmica, tendo sempre como foco a internacionalização. Levando esses aspectos em consideração, esse trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos do IsF-Inglês no que se refere ao reconhecimento do papel do programa para o desenvolvimento linguístico dos cursistas bem como do foco de internacionalização, perceptível ou não, nas aulas assistidas. Para tanto, buscou-se o levantamento de dados por meio de documentos oficiais, dados internos do IsF, além da aplicação de questionários junto à comunidade acadêmica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, inserida no campo interpretativista. Com a análise dos dados em andamento, os participantes da pesquisa sinalizaram a correlação entre a participação nos cursos do IsF e o desenvolvimento linguístico perceptível por eles, bem como a identificação das questões da internacionalização nas aulas do programa e a função do IsF no desenvolvimento de ações em prol da internacionalização da IES.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISFInglesUFS.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.