Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14858
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Giulia Pereira-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:59:27Z-
dc.date.available2021-12-07T17:59:27Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationSANTOS, G. P. Grupos de troca de leitura e a interatividade: uma análise das interações de alunos do ensino básico em uma rede social de escrita. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 82-89.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14858-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021pt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectWattpadpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.titleGrupos de troca de leitura e a interatividade: uma análise das interações de alunos do ensino básico em uma rede social de escritapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA internet tornou-se um espaço repleto de oportunidades para criação de sentidos e de conteúdo. A expansão do compartilhamento constante de informações, permitiu que as tecnologias digitais de comunicação conquistassem espaço e importância no cotidiano das pessoas. A nossa realidade contemporânea nos apresenta a possibilidade de nos conectarmos com o ciberespaço de qualquer lugar em qualquer momento. Essa hipermobilidade (SANTAELLA, 2014) modificou as nossas formas de comunicação, reflexão e expressão. As características de compartilhamento e interação, que já são intrínsecas do ser-humano, foram ampliadas e intermediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Essas características de interação permeiam as redes sociais e a internet e se encaixam nos aspectos de interatividade elencados por Silva (2001, p. 7) como: a participação-intervenção, bidirecionalidade-hibridação e potencialidade-permutabilidade. As mudanças viabilizadas pelas tecnologias digitais também alcançaram o âmbito educacional e visto que o público discente está inserido na cibercultura existe certa urgência para que a educação se adapte a essas novas circunstâncias. O Wattpad é uma das redes sociais de escrita que proporciona a autopublicação de obras ficcionais ou não ficcionais e oportuniza a interatividade entre leitores e escritores. Embora não seja uma interface com objetivos de aprendizagem, por conta do seu caráter independente, digital e coletivo, as interações realizadas nele geram conhecimento constantemente e pode ser um meio que facilite o ensino de línguas. Esse trabalho tem como objetivo analisar as características interativas dos grupos de trocas de leitura derivados do Wattpad e as suas possíveis contribuições para o ensino de língua inglesa. Essa comunicação relaciona-se com a pesquisa qualitativa “WATTPAD: uma análise da leitura e da escrita na educação básica em tempos de cultura participativa” que se caracteriza como uma pesquisa de Intervenção Pedagógica (DAMIANI et al, 2013).pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GruposTrocaLeituraInteratividade.pdf948,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.