Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Reinaldo Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T18:01:37Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T18:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. F. Formação crítica de professor do curso de letras inglês para uma educação antirracista. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 18-28. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14864 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | por |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | Formação de professor | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Formação crítica de professor do curso de letras inglês para uma educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propôs analisar as contribuições do currículo, como prática cultural e como lugar de significação, do curso de Letras com habilitação em Língua inglesa, campus VI, da UNEB, na formação de professores para a (re)educação das relações étnico-raciais constitutiva da sociedade brasileira. Buscou-se, nesta pesquisa, identificar a abordagem das questões raciais no Projeto Pedagógico do Curso, compreender a matriz curricular do curso e analisar suas contribuições para a superação de uma perspectiva eurocêntrica dos currículos em relação às questões étnico-raciais. Adotando a História Oral como o referencial teórico-metodológico, dentro de uma abordagem qualitativa, foram analisadas, as percepções que os egressos do curso têm das abordagens relacionadas à temática e seu grau de confiança para atuar de forma eficaz diante de ações de discriminação e racismo em suas salas de aulas. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Linguística Aplicada, visando à formação crítica de professor de língua estrangeira e nas teorias de currículo numa perspectiva pós-colonial. Os resultados do estudo revelaram a existência de um compromisso social do curso investigado com a problemática em tela. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoCriticaEducacaoAntiracista.pdf | 827,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.