Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Reinaldo Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-12-07T18:01:37Z-
dc.date.available2021-12-07T18:01:37Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationSILVA, R. F. Formação crítica de professor do curso de letras inglês para uma educação antirracista. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 18-28.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14864-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021pt_BR
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleFormação crítica de professor do curso de letras inglês para uma educação antirracistapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs analisar as contribuições do currículo, como prática cultural e como lugar de significação, do curso de Letras com habilitação em Língua inglesa, campus VI, da UNEB, na formação de professores para a (re)educação das relações étnico-raciais constitutiva da sociedade brasileira. Buscou-se, nesta pesquisa, identificar a abordagem das questões raciais no Projeto Pedagógico do Curso, compreender a matriz curricular do curso e analisar suas contribuições para a superação de uma perspectiva eurocêntrica dos currículos em relação às questões étnico-raciais. Adotando a História Oral como o referencial teórico-metodológico, dentro de uma abordagem qualitativa, foram analisadas, as percepções que os egressos do curso têm das abordagens relacionadas à temática e seu grau de confiança para atuar de forma eficaz diante de ações de discriminação e racismo em suas salas de aulas. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Linguística Aplicada, visando à formação crítica de professor de língua estrangeira e nas teorias de currículo numa perspectiva pós-colonial. Os resultados do estudo revelaram a existência de um compromisso social do curso investigado com a problemática em tela.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoCriticaEducacaoAntiracista.pdf827,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.