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dc.contributor.authorSantos, Allessandra Elisabeth dos-
dc.date.accessioned2021-12-09T12:34:58Z-
dc.date.available2021-12-09T12:34:58Z-
dc.date.issued2020-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Allessandra Elisabeth dos. Representações de professoras de inglês sobre tecnologias e sua relação com a prática docente. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14874-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing social representations of four English language teachers concerning technology uses and the relationship with their teaching practice in two Ensino médio integral state schools in Aracaju-Sergipe. In order to reach this goal, the study was based on Social Representations Theory by Moscovici (2010) as well as on Jodelet (2001). The theoretical bases are conceptions of technologies by the following authors Castells (2012), Lemos (2015), Lévy (2010), Santaella (2013; 2016); the relationship between English teaching and learning and Technologies (BOA SORTE, 2019; LIMA, 2011, 2017; MONTE MÓR, 2017; PAIVA, 2015, 2019; ZACCHI, 2017), Ensino médio integral grounded on education laws: Ensino médio reform federal law, law nº 13.415, December 16, 2017, Sergipe state law of Ensino médio integral implementation, besides official documents PNE (BRASIL, 2014) and BNCC (BRASIL, 2018). This qualitative research is empirical as regards to data sources and collection procedures. The data were collected through questionnaires, non-participant class observation/field notes and semi-structured interviews, and the analysis is based on Freeman (1998) associated with the coding process by Auerbach and Silverstein (2003). The results revealed social representations of the participants regarding technology uses as to their teaching practice, taking into account considerations which emerged during analysis presenting contributions and implications for future research scenario of need for changes in the educationalsystem. The results pointed to the themes, technologies as a resource that facilitates, technologies as a threat, technologies as a ubiquitous element and technologies as entertainment, which converged to representation 1: technologies understood as digital technologies. The themes which also emerged were, analog technologies as an essential pedagogical resource in the English language class and digital technologies as an essential pedagogical resource in the English language class, which converged to representation 2: technologies as essential pedagogical resources in the English language class.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglêspor
dc.subjectEnsino médio integralpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectEnglish teaching and learningeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleRepresentações de professoras de inglês sobre tecnologias e sua relação com a prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Boa Sorte-
dc.description.resumoEsta pesquisa, inserida na linha Educação e Comunicação, apresenta como objetivo geral analisar as representações de quatro professoras de língua inglesa acerca dos usos de tecnologias e a sua relação com a prática de ensino em duas escolas estaduais de ensino médio em tempo integral em Aracaju-Sergipe. Para atingir esse objetivo, o estudo foi realizado sob a orientação da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2010; JODELET, 2001); de estudos sobre tecnologias (CASTELLS, 2012; LEMOS, 2015; LÉVY, 2010; SANTAELLA, 2013; 2016); estudos que discorrem sobre a relação entre ensino de língua inglesa e tecnologias (BOA SORTE, 2019; LIMA, 2011, 2017; MONTE MÓR, 2017; PAIVA, 2015, 2019; ZACCHI, 2017); pelos documentos oficiais que regem o ensino médio em nível nacional (BRASIL, 2014; 2017) e estadual (SERGIPE, 2015); nos textos da lei federal de Reforma do Ensino Médio, lei de nº 13.415, de 16 de dezembro de 2017; a lei estadual de Sergipe de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral, além dos documentos oficiais PNE (BRASIL, 2014) e BNCC (BRASIL, 2018). Metodologicamente, esta pesquisa adota os princípios de natureza qualitativa, caracterizando-se como empírica quanto às fontes de informação e aos procedimentos de coleta. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações de aulas não-participantes com tomadas de notas e entrevistas semiestruturadas, e analisados segundo a perspectiva da pesquisa-docente de Freeman (1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou os temas, tecnologias como facilidade, tecnologias como ameaça, tecnologias como ubiquidade e tecnologias como entretenimento, que convergiram para a representação 1: tecnologias compreendidas como tecnologias digitais. Surgiram ainda os temas, tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês, que convergiram para a representação 2: tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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