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dc.contributor.authorDantas, Cássia Machado Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-12-16T13:13:27Z-
dc.date.available2021-12-16T13:13:27Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationDANTAS, Cássia Machado Ribeiro. Formação de professores(as) para a prática reflexiva: o estágio supervisionado em questão. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14901-
dc.description.abstractThe consideration of the triad of teacher training, practice and knowledge is inherent to having the perception of the supervised internship as one of the most important moments experienced by future teachers, since teaching practice, far from being a container of ready/applied scientific knowledge, is a venue for the construction of teaching knowledge, and, regarding to this, training for reflective practice is, above all, to corroborate this idea, on which the development of the key competence of reflection in and about the teaching action. In the meantime, the research aimed to understand how the supervised internship contributes to the formation of reflective teachers. Therefore, a documentary research was carried out using the following textual/institutional documents: Pedagogical Project of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe (UFS), Campus Professor José Aloísio de Campos (in the city of São Cristóvão), teaching plans of the curricular components of supervised internship as well as internship reports. Data were analyzed and interpreted according to the theoretical frameworks that underlie this research. With the results, it was possible to infer that the supervised internship is constituted in training in the real context - the school - for the professional/teaching practice, characterized by the complexity and the confrontation with it, which is translated in the reports of the students – interns; and the construction of experiential knowledge, as well as its interaction with theoretical knowledge, occur mediated by the proposed mechanism of intervention and analysis of practices, and supported by the process of guidance and supervision, and by the reflective and autonomous posture of the interns themselves.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectCurso de pedagogiapor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectProfessores(as) reflexivos(as)por
dc.subjectPedagogy courseeng
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectReflective teacherseng
dc.titleFormação de professores(as) para a prática reflexiva: o estágio supervisionado em questãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.description.resumoA consideração da tríade formação, prática e saberes docentes é inerente para termos a percepção do estágio supervisionado como um dos mais importantes momentos experienciados pelos(as) futuros(as) professores(as), pois a prática docente, longe de ser um contêiner de conhecimentos científicos prontos/aplicados, é um espaço para a construção dos saberes docentes, e, nesse aspecto, formar para a prática reflexiva é, antes de mais nada, corroborar essa ideia, na qual repousa o desenvolvimento da competência-chave da reflexão na e sobre a ação docente. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo compreender como o estágio supervisionado contribui para a formação de professores(as) reflexivos(as). Para tanto, foi realizada pesquisa documental utilizando os seguintes documentos textuais/institucionais: Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor José Aloísio de Campos (cidade de São Cristóvão), planos de ensino dos componentes curriculares de estágio supervisionado, bem como relatórios/relatos de experiência dos(as) discentes-estagiários(as). Os dados foram analisados e interpretados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam esta pesquisa. Com os resultados, foi possível inferir que o estágio supervisionado constitui-se em formação no contexto real – a escola – para a prática profissional/docente, caracterizada pela complexidade e pelo enfrentamento a esta, a qual está traduzida nos relatos dos(as) discentes-estagiários(as); e a construção dos saberes experienciais, bem como sua interação com o conhecimento teórico, ocorrem mediadas pelo mecanismo proposto de intervenção e análise das práticas e subsidiadas pelo processo de orientação e supervisão, bem como pela postura reflexiva e autônoma dos(as) próprios(as) estagiários(as).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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