Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBelchior, Cleide Aparecida Freires-
dc.date.accessioned2022-01-06T13:41:43Z-
dc.date.available2022-01-06T13:41:43Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationBELCHIOR, Cleide Aparecida Freires. Formação de leitores nas organizações : promoção da leitura literária em rede de compartilhamento. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14923-
dc.description.abstractIn the context of Information Science (IC) reading has been widely explored without delimiting borders and field of action, intertwining literature, information and knowledge, dialoguing in environments that often, and should be, go beyond the limits of the Library. This research aimed to implement a Social Network for sharing literary reading, the Orchid Network, created on Facebook as a virtual environment for intervention in the mediation of literary reading in the organizational context, demonstrating its effective influence in the construction of corporate knowledge, energizing the Spiral of Knowledge and, most importantly, empowerment and establishing bonds that surpassed the group's diversity. It was an applied research, mixed study, with a qualitative and quantitative approach, exploratory and descriptive objectives, in addition to characterized technical procedures: literature review with field work directed to virtual ethnography research with action research to carry out the intervention at the Federal Prosecutor's Office in Sergipe. In addition to carrying out reading mediation in the organizational sphere, it generated analyzable data that could be systematized, offering the opportunity to write the following publishing product: “Rede Orquídea: guide for the implementation of a collaborative network of literary reading in organizations”. As final considerations, the study showed that it is feasible to encourage the creation of training programs and encourage literary reading in organizations, with emphasis mainly on innovative practices that enable spontaneous actions in an eclectic community of people, overcoming social, economic and training, under the focus of the common interest of reading. Especially at the moment permeated by the pandemic caused by the new Coronavirus, we understand, from the point of view of the humanization of information and socialization of knowledge, that the interpersonal relationships developed around the act of reading literature had the potential to collaborate in a positive way to minimize the emotional weakening of participating collaborators.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectLeitura nas organizaçõespor
dc.subjectReading mediationeng
dc.subjectReader trainingeng
dc.subjectReading in organizationseng
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.titleFormação de leitores nas organizações : promoção da leitura literária em rede de compartilhamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoNo contexto da Ciência da Informação (CI) a leitura tem sido amplamente explorada sem delimitar fronteiras e campo de atuação, entrelaçando a literatura, a informação e o conhecimento, dialogando em ambientes que muitas vezes, e assim deve ser, extrapolam os limites da Biblioteca. Essa pesquisa visou a implantação de uma Rede Social de compartilhamento de leitura literária, a Rede Orquídea, criada no Facebook como ambiente virtual de intervenção na mediação de leitura literária no contexto organizacional, demonstrando sua efetiva influência na construção do conhecimento corporativo, energização da Espiral do Conhecimento e, mais importante, empoderamento e estabelecimento de laços que superaram a diversidade do grupo. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, estudo misto, com abordagem qualitativa e quantitativa, objetivos exploratórios e descritivos, além de procedimentos técnicos caracterizados: revisão bibliográfica com trabalho de campo direcionado a pesquisa de etnografia virtual com pesquisa-ação para realização da intervenção na Procuradoria da União em Sergipe. Além da concretização da mediação de leitura em âmbito organizacional, gerou dados analisáveis e passíveis de sistematização, oferecendo a oportunidade de redação do seguinte produto de editoração: “Rede Orquídea: guia de implantação de rede colaborativa de leitura literária nas organizações”. Como considerações finais, o estudo mostrou ser viável o estímulo à criação de programas de capacitação e incentivo à leitura literária nas organizações, com ênfase, principalmente, em práticas inovadoras que possibilitem ações espontâneas em uma comunidade eclética de pessoas, superando barreiras sociais, econômicas e de formação, sob o foco do interesse em comum da leitura.Sobretudo no momento permeado pela pandemia da causada pelo novo coronavírus, entendemos sob o ponto de vista da humanização da informação e socialização do conhecimento, que os relacionamentos interpessoais desenvolvidos em torno do ato de ler literatura tiveram o potencial de colaborar de maneira positiva para minimizar a fragilização emocional dos colaboradores participantes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEIDE_APARECIDA_FREIRES_BELCHIOR.pdf6,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.