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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14946
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A história dirigida : censura e filmes históricos no cinema brasileiro no pós AI-5 |
Autor(es): | Nascimento Neto, Dário Sousa |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Orientador: | Cardoso, Célia Costa |
Resumo: | O recurso ao filme histórico surgiu como uma possibilidade de maior liberdade criativa junto a Censura para os cineastas brasileiros a partir da edição do Ato Institucional nº 5, em 13 de dezembro de 1968. Se antes, a realização de filmes históricos se dava de forma espontânea no cinema nacional, com o AI-5 os governos militares alçaram a temática histórica a um lugar de privilégio da produção cinematográfica criando novos meios de obtenção de recursos na realização dos filmes. Tal fenômeno de dirigismo cultural do Cinema pelos governos militares é analisado, tendo em vista as disputas de versões do que viria a ser a História do Brasil entre estes dois polos. Com a História no Cinema brasileiro sendo instrumentalizada pela propaganda política governamental, a presente pesquisa utiliza 5 filmes lançados durante a década de 1970, quais sejam: A Guerra dos Pelados (1971, Sylvio Back); Como Era Gostoso o Meu Francês (1971, Nelson Pereira dos Santos); Os Inconfidentes (1972, Joaquim Pedro de Andrade); Xica da Silva (1976, Carlos Diegues) e Anchieta, José do Brasil (1978, Paulo César Saraceni). Através da conjugação das fontes fílmicas com as fontes documentais produzidas pelo Departamento de Censura e Diversões Públicas (DCDP) a pesquisa buscou analisar as dissonâncias e concordâncias entre as representações fílmicas e o desejo de exaltação dos valores nacionais expresso pelos militares através da História na atuação da Censura. Assim, a metodologia de análise fílmica empregada é a do historiador Pierre Sorlin que elenca três etapas que deverão ser tomadas como base para a análise do conjunto de filmes, quais sejam, os Pontos de Fixação, a Estrutura dos Filmes e os Sistemas Relacionais. Os Pontos de Fixação escolhidos foram as representações da Igreja Católica, tendo em vista o seu papel hegemônico dentro da História do Brasil, além das representações dos corpos negros e indígenas, essenciais na compreensão dos processos pelos quais nosso país atravessou durante sua História, mas bastante marginalizados pela historiografia tradicional do período. A respeito da análise documental, os pressupostos delineados por Pierre Sorlin para a análise fílmica servem à pesquisa como norte, mas os documentos extrapolam tais representações, o que possibilitou a pesquisa ampliar o seu escopo acerca da verificação do modus operandi da Censura, bem como os mecanismos de desvios acionados pelos diretores para burlar as restrições da liberdade de expressão em tempos de ditadura militar. |
Abstract: | The historical film has emerged as a possibility of greater creative freedom, by the Brazilian moviemakers, when we talk about the edition of the Institutional Act n.5 (AI-5), at December 13th in 1968. If before, the historical movies took place as a spontaneous form in the national cinema, with AI-5 the military governments took the historical theme to a privileged place in the movies production, creating new means of resources for film making. Such phenomenon of cultural guidance by the military government is analyzed regarding the different versions of what would become the Brazilian History between these two poles. With the History in Brazilian Movies being used by the political propaganda, the present research takes as objects 5 films from the 1970s: A Guerra dos Pelados (1971, Sylvio Back); Como Era Gostoso o Meu Francês (1971, Nelson Pereira dos Santos); Os Inconfidentes (1972, Joaquim Pedro de Andrade); Xica da Silva (1976, Carlos Diegues) e Anchieta, José do Brasil (1978, Paulo César Saraceni). By the sum of the film sources with the documents produced by the Public Entertainment and censorship department (DCDP), the research aimed to analyze the agreements and divergences among the film representations and the exaltation of the national pride desired by the militaries in the censorship. Thus, the methodology employed is from the historian Pierre Sorlin, who lists three steps that bases the analysis of a film group; the fixation points, the structure of the films and the relation systems. The fixation points chosen were the catholic church representations, regarding its hegemonic role in Brazilian History, and the black and native (indigenous) bodies representations, essential in the comprehension of the process by which the country passed through during its history, but very marginalized by the traditional historiography of the period. About the document analysis, the assumptions created by Pierre Sorlin fot the film analysis serves to the research as a guide, but the documents extrapolated such representations, what made possible the research to amplify the goal about the verification of the modus operandi of the censorship, as well as the detours mechanisms activated by the moviemakers to deceive the expression freedom restrictions in military dictatorship times. |
Palavras-chave: | História Ditadura Cinema Censura History Dictatorship Movies Censorship |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em História |
Citação: | NASCIMENTO NETO, Dário Sousa. A história dirigida : censura e filmes históricos no cinema brasileiro no pós AI-5. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14946 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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