Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15032
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVieira, Késia Cristina dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:22:17Z-
dc.date.available2022-02-09T13:22:17Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationVIEIRA, Késia Cristina dos Santos. Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15032-
dc.description.abstractThe present work has as main goal to present a Teaching-Learning Sequence (TLS) planned to work the Circular Motion content, especially the study of centripetal acceleration, as a proposal for remote learning, which can also be adapted to presential perspective. The theme was subsidized according to David Ausubel’s theory of meaningful learning, to support with elaboration of a material that was potentially significative and in identification of previous knowledges presents in the student’s cognitive structure. To guide in definitions of learning objectives, presents in TLS’s structure, was counted with Revised Taxonomy of educational objectives. This TLS integrate the IpC methodology with use of technological tools (ICT), in order to enhance learning interactively. The classes were organized to worked synchronously and asynchronously. For this, TLS was divided in three moments. The first moment count with a didactic agreement and project presentation, application of a diagnostic test, video and a game about vectors. The second moment consists in providing a e-book, an online class about circular movement using PHET Simulation and an adaptation of Peer Instruction (PI) method. In the last moment, the application of a post-test and an evaluation survey about educational product. Against first moment, was verified that previous knowledges were based on common sense. The availability of a potentially significant material, in second moment, was presented as primordial requirement for the PI method implantation. In post-test, was evidenced that TLS proposal led the students to a constructive learning, this being based on levels of remember, understand and apply. Therefore, we conclude that the teaching-learning sequence on circular motion proved to be satisfactory in the construction of learning in the perspective of remote learning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSequência de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectMovimento circularpor
dc.subjectInstrução pelos Colegas (IpC)por
dc.subjectTeaching-learning sequenceeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectCircular movementeng
dc.subjectPeer Instruction (PI)eng
dc.titleUma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeA teaching-learning sequence : circular motion as a remote learning proposaleng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Viana-
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação tem como principal objetivo apresentar uma Sequência de Ensino-aprendizagem (Teaching-Learning Sequence - TLS) planejada para trabalhar o conteúdo de Movimento Circular em especial o estudo da aceleração centrípeta, como uma proposta para o Ensino Remoto, podendo ainda ser adaptada para a perspectiva presencial. O tema foi subsidiado, segundo a teoria de aprendizagem significativa de David Assube, para auxiliar com a elaboração de um material que fosse potencialmente significativo e na identificação dos subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos alunos. Para orientar nas definições dos objetivos de aprendizagem, presentes na estruturação da TLS, contou-se com a taxonomia dos objetivos educacionais revisada. Esta TLS integra a metodologia Instrução pelos Colegas (Peer Instruction- IpC) com o uso de ferramentas tecnológicas (TICs), de modo a potencializar o aprendizado de forma interativa. As aulas foram organizadas para serem trabalhadas de forma síncrona e assíncrona. Para isto dividiu-se a TLS em três momentos. O primeiro momento conta com um acordo didático e apresentação do projeto, aplicação de um teste diagnostico, vídeo e um jogo sobre vetores. O segundo momento consiste em disponibilização de um livro digital (e-book), uma aula online sobre o movimento circular utilizando uma simulação (PhET) e uma adaptação do método IpC. No último momento a aplicação de um pós-teste e um questionário de avaliação do produto educacional. Diante do primeiro momento, constatou-se que os conhecimentos prévios eram alicerçados no senso comum. A disponibilidade de um material potencialmente significativo, no segundo momento, apresentou-se como requisito primordial para a implementação do método IpC. No pós-teste evidenciou-se que a TLS proposta conduziu os discentes a um aprendizado construtivo estando este alicerçado nos níveis de lembrar, entender e aplicar. Portanto, concluímos que a sequência de ensino-aprendizagem sobre movimento circular demonstrou ser satisfatória na construção do aprendizado diante da perspectiva do ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KESIA_CRISTINA_SANTOS_VIEIRA.pdf7,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.