Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15034
Document Type: Dissertação
Title: Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física
Other Titles: Construction and application of a board game on the theme of residential electric energy consumption in the context of the physics classroom
Authors: Moura, Felipe Esteves
Issue Date: 18-Feb-2020
Advisor: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo : Esta pesquisa tem como finalidade estimular o interesse do aluno no ensino de Física, através do lúdico. Para tanto, foi construído e aplicado um jogo de tabuleiro acerca da temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto de sala de aula. A escolha do tema está relacionada à dificuldade do aluno em associar o que é exposto em aula tradicional com o seu cotidiano, tornando o método de ensino atual desestimulante. Para isso, o trabalho teve como objetivo construir e aplicar o jogo de tabuleiro para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Física, norteada a partir da temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto de sala de aula. Desta maneira, foi elaborado um jogo de tabuleiro composto por perguntas e respostas que foi aplicado em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório do tipo estudo de caso. Constatou-se que a atividade interativa proporcionou debates e discussões relacionados à temática do jogo, fazendo com que houvesse participação ativa dos alunos e consequentemente uma aprendizagem efetiva. A pesquisa também apontou o jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino da Física, na medida em que aproximou teoria e prática, aumentando a assimilação do conhecimento pela interação proporcionada pelo jogo.
Abstract: This research aims to stimulate the interest of the student in the teaching of Physics, through the ludic. For this purpose, a board game was built and applied on the theme of residential electricity consumption in the classroom context. The choice of theme is related to the student's difficulty in associating what is exposed in traditional class with their daily life, making the current teaching method discouraging. To do so, the work aimed to build and apply the board game to assist in the process of teaching and learning physics, guided by the theme of residential electricity consumption in the context of the classroom. In this way, a board game composed of questions and answers was elaborated and applied in a High School 3rd grade class. The methodology of this research is of a qualitative nature, of an exploratory character of the type case study. It was found that the interactive activity provided debates and discussions related to the theme of the game, causing the active participation of students and consequently an effective learning. The research also pointed out the board game as an alternative for teaching physics, as it brought theory and practice closer together, increasing the assimilation of knowledge through the interaction provided by the game.
Keywords: Ensino de física
Jogo lúdico
Consumo de energia elétrica residencial
Eletricidade residencial
Jogo de tabuleiro
Physics teaching
Playful game
Residential electricity consumption
Board game
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citation: MOURA, Felipe Esteves. Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15034
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE_ESTEVES_MOURA.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.