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dc.contributor.authorSantos, Amanda Lemos Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2022-02-16T12:37:38Z-
dc.date.available2022-02-16T12:37:38Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Lemos Gonçalves dos. Brecht e a experiência do cinema : texto e montagem. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15049-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the work of the German Bertolt Brecht in the cinematographic field - in which he acted in several functions - considering the experiences of these works, through the film analysis in How worker lives(Germany, 1930), for portraying a peculiar period of his vast work. The arrival of Brecht to the cinema, here, in this present work, is configured as a synthesis of a trajectory that has as a prelude his poetic and theatrical work. The research seeks to analyze and critically reflect film works made by Brecht, from the expressive decade of the 20th through the troubled 1930s, under the perspectives of language, aesthetics and ideas tied to a revolutionary process. The experience and the aesthetic and political dimension of Brechtian thought are on the militant and vanguard cinema of the Weimar Republic and its roots in the Soviet Cinema, from where it recovered essential elements for the success of cinematographic productions, in the writing and in the stages of the montage. The theoretical formulations of the great thinker Walter Benjamin make an essential contribution to an accurate understanding of this important phase - Brecht's experience in cinema.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBrechtpor
dc.subjectBertolt Brechtpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectFilmmakingpor
dc.titleBrecht e a experiência do cinema : texto e montagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Carlos Cezar Mascarenhas de-
dc.description.resumoEste presente trabalho busca analisar a obra do alemão Bertolt Brecht no âmbito cinematográfico - em que este atuou em diversas funções - considerando as experiências desses trabalhos, através da análise fílmica em Como mora o trabalhador (Alemanha, 1930), por retratar um período peculiar de sua vasta obra. A chegada de Brecht ao cinema, aqui, neste presente trabalho, configura-se como síntese de uma trajetória que tem como prelúdio sua obra poética e teatral. A pesquisa busca analisar e refletir criticamente obras fílmicas realizadas por Brecht, desde a expressiva década de 20 indo até à conturbada década de 30, sob as perspectivas da linguagem, da estética e das ideias atreladas a um processo revolucionário. A experiência e a dimensão estética e política do pensamento brechtiano estão sobre o cinema militante e de vanguarda da República de Weimar e sobre sua matriz no cinema soviético, de onde resgatou elementos essenciais para o êxito de produções cinematográficas, na escrita e nas etapas da montagem. As formulações teóricas do grande pensador Walter Benjamin contribuem de maneira imprescindível para que haja a compreensão exata desta importante fase - a experiência de Brecht no cinema.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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