Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15055
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Experimentos insurgentes : webdocumentário interativo brasileiro como espaço de aprendizagem e ambiente de resistência e singularidades
Autor : Xavier, Glauber Martins Freire
Fecha de publicación : 25-jun-2021
Director(a): França, Lilian Cristina Monteiro
Resumen: O webdocumentário (webdoc) tem se configurado enquanto gênero emergente num cenário internacional. Interativo, hipertextual e multimídia, alocado em ambiente digital online ele herda a tradição estética do documentário linear, entendida aqui como processos de composição audiovisual que, em fricção com a realidade, captam imagens e sons, através das mais variadas formas, para compor um banco de dados, que num processo de decupagem dá forma a um filme, onde ao ser exibido, a audiência deva pressupor na maioria das vezes, estar diante de uma obra (subscrita como documentário) descompromissada com a narrativa clássica instituída na forma do “cinema convencional". Produzindo obras moldadas por uma experimentação tecnológica e narrativa ainda em desenvolvimento, webdocumentaristas brasileiros, em meio a diversas incertezas se reinventam vivenciando diferentes processos de criação e construindo caminhos singulares para viabilizar seus projetos e dar voz a suas inquietações e de seus atores sociais representados. Estudos acerca de seus processos criativos podem servir de inspiração para novos webdocumentaristas e pesquisadores, revelando obstáculos e escolhas tomadas na produção de um webdoc. Com a intenção de contribuir para uma melhor compreensão deste cenário, esta pesquisa, inspirada por caminhos metodológicos transdisciplinares, pretende aproximar-se de seus objetos de estudo solicitando conceitos e teorias de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo da Teoria dos Cineastas, da Crítica de processo de criação em rede, do pensamento decolonial em diálogo com as emergências contemporâneas socio-políticas-ambientais e o estudo mais aprofundado dos processos de produção e fruição de três obras webdocumentais produzidas no Brasil – Mobiliário Urbano (2016), Retiro Retratos (2017) e Viva a História (2018).
Palabras clave : Documentário
Cinema
Sistemas hipertexto
Aspectos sociais
Webdoc
Webdocumentário
Resistência
Transdisciplinaridade
Decolonialidade
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citación : XAVIER, Glauber Martins Freire. Experimentos insurgentes : webdocumentário interativo brasileiro como espaço de aprendizagem e ambiente de resistência e singularidades. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15055
Aparece en las colecciones: Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GLAUBER_MARTINS_FREIRE_XAVIER.pdf14,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.