Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ângela Sales Andrade dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T13:30:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T13:30:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ângela Sales Andrade dos. Uma análise do projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio : o (não) lugar das especificidades étnico-raciais e histórico-culturais. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15082 | - |
dc.description.abstract | The main goal of this study is to analyze whether and how the PPPs (2019 and 2020) of the Quilombola State School 27 de Maio address the ethnic-racial and historical-cultural specificities of the Quilombola Mocambo community, considering its contexts of elaboration and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. The specif objectives are: to discuss the context of the elaboration of the PPPs (2019 and 2020) and to identify whether and how the PPPs address the ethnic-racial and historical-cultural specificities of the Quilombola Mocambo community. The methodological approach adopted was the qualitative analysis, using the case study method. The methodological tools used were fundamentally the documentary analysis, complemented by interviews and observations. Regarding the context of the elaboration of the PPP (2019) we observed an unfavorable scenario at the national and state scopes, as well as in the school institution, which are: the advance of the extreme right in the country and the attacks towards public education; the non-place of the QSE at “Secretaria Estadual de Educação de Sergipe” and the irregular situation of the school registry. Concerning the PPP (2020), its context of elaboration at the national, state and institutional levels was not very different. As significant changes we point to the insurgency, in the middle of 2019, of the Quilombola School Education Forum of Sergipe (QSEFS). This QSEFS was created from the articulation between the Quilombola Movement of Sergipe and the NEABI/UFS, bringing several provocations that affected the preparation of the PPP (2020). Thus, some advances were observed between the PPP (2019) and the PPP (2020), regarding the insertion of ethnic-cultural specificities. Several factors contributed to the nonsignificant advances, such as: lack of continued training by SEED/SE and the situation of irregularity in the school registry, limiting the realization of some partnerships with NEABI/UFS. All these challenges are aggravated by the Covid-19 pandemic. Finally, we highlight the commitment of school management and leaders (young and elder) in solving these challenges in favor of a Quilombola School Education according to the interests of the Mocambo community. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação em Sergipe | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Quilombolas | por |
dc.subject | Planejamento educacional | por |
dc.subject | Mocambo (Porto da Folha, SE) | por |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | por |
dc.subject | Educação escolar quilombola | por |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola | por |
dc.subject | Comunidade quilombola | por |
dc.subject | Political-pedagogical project | eng |
dc.subject | Quilombola school education | eng |
dc.subject | National curriculum guidelines for quilombola school education | eng |
dc.subject | Quilombola community | eng |
dc.title | Uma análise do projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio : o (não) lugar das especificidades étnico-raciais e histórico-culturais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Edinéia Tavares | - |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste estudo é analisar se e de que forma os PPP (2019 e 2020) do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo, considerando os seus contextos de elaboração e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Como objetivos específicos, tem-se: discutir o contexto de elaboração dos PPP (2019 e 2020) e identificar se e de que forma os PPP abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo. A abordagem metodológica adotada foi a análise qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados foram fundamentalmente a análise documental, complementada com entrevistas e observações. Quanto ao contexto de elaboração do PPP (2019), observou-se um cenário desfavorável nos âmbitos nacional e estadual, bem como na instituição escolar, quais sejam: o avanço da extrema direita no país e os ataques à educação pública; o não lugar da EEQ na Secretaria Estadual de Educação de Sergipe e a situação de irregularidade cadastral do colégio. Quanto ao PPP (2020), não foi muito diferente seu contexto de elaboração nos âmbitos nacional, estadual e institucional. Como mudanças significativas, apontase a insurgência, em meados de 2019, do Fórum de Educação Escolar Quilombola de Sergipe (FEEQS). O FEEQS foi criado a partir da articulação entre o Movimento Quilombola de Sergipe e o NEABI/UFS, trazendo diversas provocações que repercutiram na elaboração do PPP (2020). Com isso, foram observados, entre o PPP (2019) e o PPP (2020), alguns avanços no que diz respeito à inserção das especificidades étnico-culturais. Diversos fatores contribuíram para que esses avanços não fossem tão significativos, tais como: ausência de formação continuada por parte da SEED/SE e situação de irregularidade cadastral do colégio, limitando a realização de algumas parcerias com o NEABI/UFS. Todos esses desafios são agravados com a pandemia da Covid-19. Por fim, destaca-se o empenho da gestão escolar e das lideranças (jovens e adultas) na resolução desses desafios em prol de uma Educação Escolar Quilombola conforme os anseios da comunidade Mocambo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGELA_SALES_ANDRADE_SANTOS.pdf | 938,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.